Agricultores amazonenses vão participar de feira em Brasília

A delegacia do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) no Amazonas embarca hoje os produtos de 12 agricultores familiares do Estado que vão participar da 4ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, de 4 a 7 de outubro, em Brasília, no Parque da Cidade, Pavilhão Expobrasília. Os produtores viajam para a capital federal entre os dias 1º. e 3 de outubro, para preparem a mostra em conjunto com agricultores de todos os Estados brasileiros.

A feira estabelece a mostra como vitrine principal aos produtos que geram renda e propiciam uma vida melhor aos agricultores familiares do país.
A produção amazonense a ser exposta em Brasília abrange objetos feitos de materiais da floresta, como artesanatos de arumã (tipitis e peneiras), cestas de cupuaçu, cortinas de sementes, artesanatos de madeira e colares de madeira e cipó. Os produtos perecíveis –amêndoas de cupuaçu, polpas de frutas regionais, doces de banana, balas, geléias, biscoitos, salame e doces de cupuaçu– estarão disponíveis para degustação e venda.
Os derivados da apicultura, uma atividade que tem se tornado alternativa de geração de renda aos produtores amazonenses, também estará presente na feira. Criadores de abelha sem ferrão levarão mel, pólen, própolis, favos e as próprias caixas de abelha para demonstrações ao público.

Assentados são favorecidos

De acordo com o assistente técnico da delegacia do MDA/AM Roberson Alencar de Souza, para selecionar os produtores foram priorizados os moradores de Projetos de Assentamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e produtores com registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), necessário para o envio dos produtos por avião.
Acontece, quase que simultaneamente à feira, entre os dia 5 e 6 de outubro, o 1º Encontro Nacional de Agentes de Leitura. Os agentes são voluntários treinados pelo MDA para dar assistência às populações atendidas pelo programa Arca das Letras e promover a leitura no mundo rural. Dois voluntários do Amazonas vão a Brasília participar do encontro.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email