Pesquisar
Close this search box.

Agora vai. Feliz Ano Novo!

Agora vai. Feliz Ano Novo!

Quando chega essa época do ano a gente fica mais emotiva. Alguns pensam com mais carinho sobre sua existência, outros não se importam, agem como se fosse só mais uma data ou até se aproveitam daquele discurso descrente de que o Natal é apenas uma jogada de marketing para movimentar o comércio!  

Mas a real é que a gente sempre espera e deseja que tudo seja melhor no ano seguinte. E certamente foi o que você desejou a todos os amigos no fim de 2019, que tudo ficasse bem em 2020.

Você lembra como foi o último ano novo? Lembra do que você estava se sentindo? Como ia sua vida, seus negócios, sua saúde, sua família? 

Fomos pego de surpresa pelo Coronavirus, que deixou um saldo de quase 200 mil mortos até o momento, além de 716 mil empresas que fecharam suas portas desde o início da pandemia. Lidar com tudo isso, foi e está sendo muito difícil para todos. 

Neste ano você pode ter perdido alguém, uma pessoa muito próximo que deixou um lugar vazio na ceia de Natal e não estará presente durante as festas de fim de ano. Em razão disso, você não deseja ver ninguém, e pensa não ter nada para comemorar. Pode ter fechado seu negócio ou perdido o emprego, pode estar tentando se levantar ou já pode ter se levantado, mas está voltando a caminhar aos poucos. Este fim de ano, tudo pode estar completamente diferente na sua vida, porém mais uma vez, encerramos o ano esperando que o próximo seja para corrigir o “tilt” que aconteceu em 2020. 

Do pequeno ao grande, todos sentiram o impacto deste ano e é impossível não pensar sobre isso. Agora, a gente não pode ser inteiramente negativo porque ainda temos muita vida pela frente. E se você está aqui, lendo essa mensagem, é importante que você saiba que você foi incrível, eu acredito que você tenha dado o seu melhor, tenha feito o que pôde para passar por tudo isso e eu preciso te dizer que você é forte, especial e temque muita gente agradecendo à Deus por poder ter você por perto. Eu sei que parece aquelas mensagens clichê, ou de livro de auto-ajuda,  mas a gente precisa dar o devido mérito para quem chegou até aqui e se for o caso, ajudá-lo a levantar também. É o momento de ter empatia, se preocupar, se importar mais com o coleguinha. Quero te convidar a refletir sobre como utilizar todas as experiências do ano que passou como um trampolim para conquistar tudo no ano que se inicia. Eu sei que não é tão fácil, mas você precisa começar a fazer o seu planejamento. E não é apenas pensar a respeito, é colocar no papel, agendar as datas no calendário e fazer da vontade de mudança, uma ação. 

Que tal começar definindo um novo objetivo? 

O que você quer fazer ano que vem? Levantar o seu negócio? reabrir a sua empresa, voltar a estudar? voltar ao mercado de trabalho? Sair das dívidas? Economizar mais dinheiro e finalmente conseguir viajar? Ter mais saúde física e mental? 

O importante aqui é você colocar no papel o que gostaria de realizar. E não importa quantos objetivos sejam, o que vale mesmo é realizar um de cada vez, com metas alcançáveis para não desanimar e claro, estipular um período que seja realista para essa conquista. Não adianta você planejar ganhar um milhão até final do ano, sem estar trabalhando ou sem nenhum motivo concreto para isso. 

Separe um tempo para você cuidar de você 

Fazer coisas aleatórias e esporadicamente é muito mais fácil do que se manter constante em uma única coisa. Por exemplo, você decidiu que a partir do ano que vem pretende ter uma vida saudável e vai começar a frequentar a academia. Porém, você é do time que já começou a academia 50 vezes e desistiu. O que te fez abandonar? O que você poderia fazer para que esta atividade virasse um hábito? Segundo o palestrante e escritor Ramit Sethi: “Quando eu parei para analisar por que não estava indo à academia, percebi que meu armário ficava em outro quarto. Isso significava que eu tinha que andar no frio para colocar minhas roupas. Era mais fácil apenas ficar na cama”, explica Sethi. “Quando percebi isso, arrumei minhas roupas e os tênis na noite anterior. Quando acordei na manhã seguinte, eu vi minhas roupas de academia no chão. O resultado? Minha frequência na academia aumentou em 300%”. 

Para deixar a preguiça vencer, o nosso cérebro inventa milhões de desculpas. Procure descobrir o que está te fazendo boicotar suas vontades e encontre soluções para fugir desse auto boicote. 

Tenha um Hobby semanal 

Eu sou do tipo de pessoa que se deixar, eu passo o dia inteiro trabalhando. E não é bonito falar isso, é apenas fato. Porém, não sei como aguentaria a rotina estressante se não tivesse minhas atividades básicas da semana. Como escrever, ler, assistir minhas séries, ouvir meus Clássicos do Rock bem alto. Não negligencie seus hobbys, relaxar fazendo o que você gosta, traz um delicioso equilíbrio mental e emocional. 

Simplifique 

A maioria de nós, vivemos um vida estressante, piorada depois da chegada da pandemia. Com a implementação do homeoffice, estamos trabalhando até mais do que estávamos acostumados. Temos também os sonhos, as expectativas do futuro, bem como incertezas e ansiedades. Todo mundo vai sair meio bugado desse ano de 2020. Que tal respirar fundo, clarear um pouco a mente e o coração e pensar em como você pode fazer para tornar sua vida mais simples? Já pensou em fazer uma limpeza geral na sua casa. Dar uma olhada nas suas roupas, sua cozinha, eletrodomésticos, analisar o que você não utiliza mais e pode ser doado ou que pode ir pro lixo? Começar o ano traz essa sensação para gente, né? De limpeza total, renovação. Que tal experimentar uma vida de forma simples 

Concentre-se na solução 

Muita coisa deu errada esse ano e quanto a isso não a há nada que possamos fazer. A única coisa que está em nossas mãos é tentar solucionar o que irá acontecer. Então, para o ano que vem, exercite seu pensamento para focar na resolução e na parte positiva dos acontecimentos. Não adianta muito chorar pelo leite derramado, como dizem. Quanto antes você configurar seu mindset para este tipo de atitude, mais rápido você superará seus problemas. 

Agende tempo de qualidade para quem mais ama 

Meu último recadinho para você é: Não deixe de aproveitar a companhia de quem quer a sua companhia. Este ano foi uma loucura e para quem tem a oportunidade de estar junto ficou a lição de que precisamos ser mais presentes, aproveitar cada momento, rir mais, cuidar mais, aproveitar mais, ser mais. E no final das contas são essas recordações que dão sentido a nossa vida. Aproveite 2021 para colecionar as melhores lembranças da sua vida. 

Eu pretendo seguir a risca meu planejamentos e espero ter te dado uma luz para começar a fazer o seu. Que neste novo ano você possa amar e se amar, cuidar e se cuidar e desfrutar cada momento agradecendo pela sua vida, pela de seus familiares, amigos e pessoas especiais que estão ao seu ao seu lado. 

Um ano incrível para todos nós! 

Raquel Omena

é especialista em negócios digitais, editora da coluna Mais Empresárias
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar