Pesquisar
Close this search box.

Ageman usa drones em fiscalização de obras de saneamento básico

Ageman usa drones em fiscalização de obras de saneamento básico

O trabalho de fiscalização e acompanhamento das obras de saneamento básico realizado pelos técnicos e engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) recebeu um reforço especial: o uso de drones. Nesta semana, os voos se concentraram no canteiro da obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Educandos, zona Sul de Manaus.

O diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, explica que, com o drone, são obtidas imagens e vídeos da evolução dos serviços, facilitando a análise e a comparação das etapas, criando também um acervo técnico mais proveitoso e acessível a todos os técnicos envolvidos na execução da obra.  

“Com o drone, é possível filmar locais altos e de difícil acesso. As imagens são de excelente qualidade e têm nos auxiliado, sobretudo, nesse período de pandemia do novo coronavírus, pois apesar do retorno de algumas atividades, estamos mantendo todas as precauções em nossas atividades externas com os nossos funcionários”, afirmou Fábio Alho.

A obra da nova ETE Educandos foi iniciada em janeiro de 2019 e, quando concluída, terá capacidade inicial de tratamento de 200 litros de esgoto por segundo, podendo chegar à vazão máxima de 305 litros de esgotos por segundo, beneficiando aproximadamente 135 mil pessoas.

O uso de drones no trabalho de fiscalização e acompanhamento das obras, como também as inspeções de funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário que atendem a cidade de Manaus começou ainda em 2019, quando a Ageman firmou com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), uma cooperação técnica e financeira, para implementar ações de aprimoramento das atividades de fiscalização da concessionária de água e esgoto nas áreas de intervenção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

A parceria resultou na aquisição e, consequentemente, doação para a Ageman de equipamentos que estão sendo utilizados para reforçar as ações da regulação municipal, sobretudo no âmbito do esgotamento sanitário da capital.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar