Pesquisar
Close this search box.

Aficam teme que lei de conversão resulte em perda de competitividade

Projeto de lei de conversão nº 30, de 2008, resultante da MP (Medida Provisória) nº 443, pode enfraquecer a competitividade das empresas do Pólo Industrial de Manaus, caso venha a ser sancionado pelo presidente da República. O projeto já se encontra à espera de votação no Congresso Nacional e deve ser aprovado sem problemas.
Segundo o presidente da Aficam, Cristóvão Marques Pinto, dois artigos chamam a atenção, mas que está passando despercebido pelos representantes do Amazonas em Brasília.
O artigo 9º por exemplo, fará com que as saídas de matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem, destinados a estabelecimento que industrialize bens de informática beneficiários dos incentivos próprios da lei nº 8.248/91, portanto sujeitos a processo produtivo básico, sejam feitas com suspensão do IPI. Essa medida não acrescenta qualquer benefício aos fabricantes de bens de informática na ZFM, mas é de grande valia para os fabricantes desses bens em outras regiões do país.
Cristovão Marques consultou o setor jurídico da entidade em Brasília que alertou sobre o assunto. Ele afirmou que a medida pode diminuir a vantagem comparativa dos bens de informática produzidos na ZFM.
Outro ponto contra a Zona Franca de Manaus é o Artigo 10, que permitirá que as operações de remessas de mercadorias destinadas ao consumo ou à industrialização na ZFM (Zona Franca de Manaus), por pessoa jurídica estabelecida fora da ZFM, sejam consideradas para o efeito de caracterização da empresa remetente como pessoa jurídica preponderantemente exportadora. Para esse efeito, porém não serão consideradas as receitas de remessas para a ZFM de bens de informática e automação e de gasolina, exceto gasolina de aviação, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo e de gás natural, produtos farmacêuticos, de perfumaria, de toucador e de higiene pessoal, auto-peças, pneus novos de borracha, câmaras-de-ar de borracha, querosene de aviação, embalagens para água, refrigerante e cerveja, máquinas e veículos especificados, etc.O presidente explicou que o assunto é complexo e deve ser analisado com mais rigor, não é vantagem dessa forma prorrogar a Zona Franca e tirar sua competitividade.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar