Pesquisar
Close this search box.

AFASTADOS – Jovens conhecem pouco de política

Uma pesquisa realizada com jovens de 13 a 18 anos pelo Centro de Integração da Cidadania, vinculado ao governo de São Paulo, mostrou que 85,2% dos jovens que fizeram o curso de iniciação política não têm qualquer relação com partidos. Ao mesmo tempo, a maioria dos alunos concorda que a educação política é necessária nas escolas públicas. O estudo mostra que, mesmo entre adolescentes que procuraram aprender sobre política, o grau de envolvimento com siglas e ações políticas é mínimo.
“Os jovens conhecem pouco de política, se envolvem de maneira tímida com partidos, não promovem trabalhos sociais, parecem dispor de tempo e vontade de aprender e, principalmente, assumem que a educação política deve estar presente nas escolas”, diz o cientista político da Universidade de São Paulo Humberto Dantas, professor do curso.
A pesquisa ouviu 680 jovens em áreas de vulnerabilidade social da Grande São Paulo no fim de 2011, quando os entrevistados concluíram o curso de iniciação política oferecido pelo centro. A maioria dos pesquisados é estudante de escola pública e tem mais de 16 anos, ou seja, está em fase de preparação para sua primeira experiência eleitoral em outubro de 2012, nas eleições municipais.
“Quando indagados sobre a realização de algum tipo de trabalho voluntário, apenas 3,5% dos alunos apontaram uma ação. Destacam-se ações caritativas e assistenciais ligadas às mais diferentes igrejas”, diz. Segundo o cientista, a maior parte dos alunos do curso gasta seu tempo livre com atividades de lazer, realizando cursos técnicos ou procurando emprego.
O principal canal utilizado para busca de informação política, de acordo com a pesquisa, é a televisão, com 93,59%. Em segundo lugar aparece a internet, com 78,53%. Em seguida, vem o jornal, com 57,85%. O rádio aparece em quinto lugar, com 45,03%, e revistas em sexto, com 33,33%. Palestras e conversas são a principal fonte de informação para 24,52% e 18,27%, respectivamente. Os livros aparecem em último lugar, com 12,18%.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar