Pesquisar
Close this search box.

Aécio reúne aliados em Brasília

https://www.jcam.com.br/FOTO_08102014 A4.jpg

O PSDB e partidos aliados de Aécio Neves, candidato à Presidência, vão realizar hoje, em Brasília, um ato político em defesa do tucano. A ideia é reunir deputados, senadores e governadores eleitos e não eleitos no último domingo (5) no ato para mostrar a “força” da candidatura do senador, que vai disputar o segundo turno com a presidente Dilma Rousseff (PT).
Será o primeiro grande evento público de Aécio depois do primeiro turno, em que recebeu 33,5% dos votos contra 41,5% da candidata do PT.
Os tucanos escolheram o Memorial JK, em Brasília, para realizar o evento, marcado para as 15h. O local guarda os restos mortais do presidente Juscelino Kubitschek e é um museu em homenagem ao ex-dirigente do país.
“Será a comunhão de pessoas que apoiam a candidatura do Aécio. Esse sentimento de virada continua presente. Ele passou clareza ao país, mostrando que tem condições de derrotar a presidente Dilma”, disse o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), coordenador jurídico da campanha de Aécio.
O candidato do PSDB disse nesta terça (7), em entrevista em São Paulo, que o ato será um “grande esforço” para movimentar os correligionários rumo ao segundo turno. “Estarei reunindo nossos companheiros de todo o Brasil e vamos fazer ali um grande esforço, uma grande movimentação, já para que cheguemos no segundo turno na frente e vençamos as eleições.”
O ato deve reunir tucanos como José Serra (SP), Geraldo Alckmin (SP) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ainda não confirmou presença oficialmente. Além de políticos do PSDB, vão participar do ato integrantes do DEM, Solidariedade e PPS, que deve declarar nesta tarde oficialmente seu apoio ao tucano.
O presidente do PPS, Roberto Freire (SP), defendeu publicamente a adesão do partido à candidatura de Aécio. No primeiro turno, a sigla apoiou Marina Silva (PSB), derrotada no último domingo.
A expectativa é que o PSB também declare apoio a Aécio nesta quarta. Nos bastidores, os tucanos articulam a ida de Aécio ao encontro de Marina em Brasília – -onde também se reúne a cúpula do PSB- – para que a ex-candidata declare oficialmente a adesão à campanha do tucano.
O PSDB espera que outros partidos da coligação de Marina, como a Rede, o PPL e o PSL também declarem apoio à candidatura de Aécio.

Apoio do PPS
A executiva nacional do PPS formalizou nesta terça-feira (7), após reunião em Brasília, o apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais, que será disputada pelo tucano e pela presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição.
No primeiro turno, o PPS fez parte da coligação da candidata Marina Silva (PSB), terceira colocada no pleito com 21,3% dos votos. Com a definição do apoio a Aécio, os integrantes da cúpula da legenda dizem esperar que Marina e os demais partidos da coligação sigam o mesmo caminho.
“O que o PT fez é algo que mancha toda história das eleições brasileiras, da forma suja e virulenta que atuou contra Marina. O que tentaram contra ela foi destruí-la”, afirmou o presidente do PPS, Roberto Freire.
Ele afirmou existir uma identidade entre propostas de Marina e de Aécio, como o fim da reeleição e as ideias econômicas, que facilitam o apoio ao tucano.
“A decisão do apoio foi consensual entre a executiva”, relatou o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), líder da legenda na Câmara.
A candidata do PSB, porém, já afirmou em nota que só definirá posição sobre o segundo turno após uma reunião na quinta-feira (9) com os líderes dos partidos aliados. Ela deve discutir a exigência da inclusão de pontos programáticos na campanha de Aécio para apoiá-lo. Por parte do PPS, porém, o apoio já foi definido sem a necessidade dessas exigências.
Ao fim da reunião, o partido formalizou uma resolução, que será encaminhada a Aécio e a Marina.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar