Pesquisar
Close this search box.

Administração na Era Digital

Com a Revolução Digital no limiar do Terceiro Milênio, novas idéias, recursos e desafios apresentaram-se para as organizações e seus administradores.
aA concorrência em escala global e a escassez de recursos forçaram muitas organizações a buscar padrões cada vez mais elevados de eficiência. Essa busca da eficiência foi feita por meio de soluções como a administração e o aprimoramento de processos e a terceirização de fornecedores.
aA tecnologia da informação criou novas oportunidades e desafios para todos os tipos de organizações. Possibilidade de comunicação instantânea cobrindo todo o globo, processamento de grandes quantidades de informação, automatização do processo decisório.
aA concorrência, a busca do desempenho eficiente e a tecnologia transformaram o conhecimento em ativo essencial das organizações, em contraste com a importância dos recursos materiais e dos ativos financeiros no passado.
1 – Processos Organizacionais
Um processo é um conjunto ou seqüência de atividades interligadas, com começo, meio e fim. Por meio de processos, a organização recebe recursos do ambiente (trabalho humano, materiais, energia e equipamentos) e os transforma em produtos, informações e serviços, que são desenvolvidos ao ambiente.
Os processos fornecem a dinâmica das organizações, mobilizando as áreas funcionais. O pedido de um cliente transforma-se em especificações de um produto. As especificações transformam-se em encomendas para fornecedores. As encomendas transformam-se em matérias-primas, que se transformam no produto que o cliente encomendou.
O produto transforma-se em uma entrega, que se transforma em uma conta a receber. As áreas de vendas, engenharia, produção, logística e finanças estão envolvidas nesse processo, assim como em outros.
As organizações sempre foram feitas de processos. No entanto, a administração das organizações é feita por meio de uma estrutura que privilegia as áreas funcionais. Por que não adotar uma perspectiva de administração do processo, que integre as áreas funcionais? Em resposta a essa questão, na década de 1980 nasceu a tendência da administração por processos (ou administração de processos).
2 – Administração de Processos
A administração de processos consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados um dos outros. O resultado e uma cadeia horizontal de processos, em lugar da estrutura vertical da cadeia de comando. A horizontalização reformula o modo de administrar as operações, integrando todas as funções envolvidas na solução de um problema. A organização por processos permite que as funções trabalhem de forma coordenada, aumentando a eficiência ao longo de todo o processo.
2.1 – Tipos de processos
Todas as organizações podem ser desmembradas em processos que atravessam as fronteiras das áreas funcionais. Há dois tipos básicos de processos: Os processos centrais e os processos de apoio. Para adotar a administração por processos, o primeiro passo é entender os processos e classificá-los nessas duas categorias.
2.1.1 – Processos centrais
Os processos centrais estão relacionados com a transformação de insumos em produtos destinados a clientes internos ou externos. Para fazer chegar regularmente ao supermercado o sabão em pó que a consumidora deseja, é preciso uma ligação muito forte entre todos os elos da cadeia de suprimentos, desde os fornecedores de embalagens e matérias-primas até a prateleira.
De um ramo de negócios para outro, os processos centrais são diferentes, mas sempre orientados para o fornecimento do produto ou serviço para o cliente.
2.1.2 – Processos de apoio
Existem outros processos nas organizações. São os processos de apoio, que sustentam os processos centrais ou medem seu desempenho. Os mais importantes são:
aAdministração financeira e contabilidade;
aRecursos Humanos;
aCompras.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar