Com a Revolução Digital no limiar do Terceiro Milênio, novas idéias, recursos e desafios apresentaram-se para as organizações e seus administradores.
aA concorrência em escala global e a escassez de recursos forçaram muitas organizações a buscar padrões cada vez mais elevados de eficiência. Essa busca da eficiência foi feita por meio de soluções como a administração e o aprimoramento de processos e a terceirização de fornecedores.
aA tecnologia da informação criou novas oportunidades e desafios para todos os tipos de organizações. Possibilidade de comunicação instantânea cobrindo todo o globo, processamento de grandes quantidades de informação, automatização do processo decisório.
aA concorrência, a busca do desempenho eficiente e a tecnologia transformaram o conhecimento em ativo essencial das organizações, em contraste com a importância dos recursos materiais e dos ativos financeiros no passado.
1 – Processos Organizacionais
Um processo é um conjunto ou seqüência de atividades interligadas, com começo, meio e fim. Por meio de processos, a organização recebe recursos do ambiente (trabalho humano, materiais, energia e equipamentos) e os transforma em produtos, informações e serviços, que são desenvolvidos ao ambiente.
Os processos fornecem a dinâmica das organizações, mobilizando as áreas funcionais. O pedido de um cliente transforma-se em especificações de um produto. As especificações transformam-se em encomendas para fornecedores. As encomendas transformam-se em matérias-primas, que se transformam no produto que o cliente encomendou.
O produto transforma-se em uma entrega, que se transforma em uma conta a receber. As áreas de vendas, engenharia, produção, logística e finanças estão envolvidas nesse processo, assim como em outros.
As organizações sempre foram feitas de processos. No entanto, a administração das organizações é feita por meio de uma estrutura que privilegia as áreas funcionais. Por que não adotar uma perspectiva de administração do processo, que integre as áreas funcionais? Em resposta a essa questão, na década de 1980 nasceu a tendência da administração por processos (ou administração de processos).
2 – Administração de Processos
A administração de processos consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados um dos outros. O resultado e uma cadeia horizontal de processos, em lugar da estrutura vertical da cadeia de comando. A horizontalização reformula o modo de administrar as operações, integrando todas as funções envolvidas na solução de um problema. A organização por processos permite que as funções trabalhem de forma coordenada, aumentando a eficiência ao longo de todo o processo.
2.1 – Tipos de processos
Todas as organizações podem ser desmembradas em processos que atravessam as fronteiras das áreas funcionais. Há dois tipos básicos de processos: Os processos centrais e os processos de apoio. Para adotar a administração por processos, o primeiro passo é entender os processos e classificá-los nessas duas categorias.
2.1.1 – Processos centrais
Os processos centrais estão relacionados com a transformação de insumos em produtos destinados a clientes internos ou externos. Para fazer chegar regularmente ao supermercado o sabão em pó que a consumidora deseja, é preciso uma ligação muito forte entre todos os elos da cadeia de suprimentos, desde os fornecedores de embalagens e matérias-primas até a prateleira.
De um ramo de negócios para outro, os processos centrais são diferentes, mas sempre orientados para o fornecimento do produto ou serviço para o cliente.
2.1.2 – Processos de apoio
Existem outros processos nas organizações. São os processos de apoio, que sustentam os processos centrais ou medem seu desempenho. Os mais importantes são:
aAdministração financeira e contabilidade;
aRecursos Humanos;
aCompras.
Administração na Era Digital
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:
Qual sua opinião? Deixe seu comentário
Notícias Recentes
Governo facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios
23 de abril de 2024
Entrada de turistas no Brasil foi recorde em março, diz Embratur
23 de abril de 2024
Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia
23 de abril de 2024
Marco Civil da Internet celebra uma década em meio a deb
23 de abril de 2024
Produção de bicicletas ainda em queda
23 de abril de 2024
Intenção de Consumo das Famílias de Manaus em abril fica acima da média nacional
23 de abril de 2024
Startup cria blockchain e criptoativo verde para ir muito além do carbono
23 de abril de 2024