2 de março de 2021

Adeus ano velho, Feliz Ano Novo!

Chegamos ao final do ano de 2020 com quase 200 mil mortos pela pandemia de Covid-19 no Brasil. Por isso, não temos como negar, 2020 foi um ano diferente de tudo que já vivemos. Nunca na história do nosso país e do mundo se chorou tanto por um ente querido. Quantas lágrimas derramadas? Quantos sonhos interrompidos? Quantos casais desfeitos? Quantas famílias destruídas? Quantas pessoas ficaram órfãos? Quantos amigos perdidos? Quantos idosos? Vizinhos? Quantos famosos? Quantos anônimos? São números, de fato, assustadores.

Diante de tudo isso, não tem como negar, o que mais precisamos, o que mais desejamos, o que mais esperamos, nesse momento, é que esse ano termine logo, que o vírus da Covid-19 seja exterminando da face da terra, se não, controlado, para que à vida volte a ser vivida em sua plenitude, entre beijos e abraços, entre sentimentos, desejos e paixões, seja no trabalho, na empresa, na família, na escola, no trânsito, na academia, na igreja…

Que em 2021 a vida volte à pulsar com vigor, força total. Que possamos recuperar a alegria de viver juntos, onde o amor e o respeito sejam os pilares desse novo tempo. Sem dúvida, isto é o que queremos, isto é o que precisamos, isto é o que desejamos, isto é o que esperamos. Amor e respeito para 2021, só isto, o resto a gente corre atrás e conquista!

No entanto, para que isso aconteça, é preciso que o amor e o respeito sejam colocados em prática no ano de 2021. Se assim for, certamente teremos uma sociedade mais justa, igualitária, pacífica, amorosa, acolhedora e fraterna para todos. Onde o amor reina não há espaço para o sofrimento, angústia, solidão, discriminação e o preconceito. O amor e o respeito são os pilares da igualdade entre as pessoas. Numa sociedade ou num ambiente onde há amor e respeito não existe exclusão. Por isso, devemos desejá-los, buscá-los, alcançá-los, conquistá-los, praticá-los.

Talvez você esteja aí pensando com os seus botões que eu sou utópico demais. Mas eu lhe pergunto: qual é o sentido da vida senão de desejamos o impossível? Não podemos nos contentarmos com a materialidade da vida. A vida não se resume nisso aqui, na matéria. A vida é essencialmente sonhos, projetos, realizações, conquistas. As frustações, as derrotas, as decepções, também fazem parte da vida. Mas nós, seres humanos, somos muito mais do que tudo isso. Nós somos pensamento, sentimento, sofrimento, espiritualidade, acolhimento, conquistas…

Por outro lado, se o coronavírus foi uma evolução da natureza ou construído em laboratório, se foi uma invenção da China ou dos Estados Unidos, não podemos ficar presos as ideologias políticas e religiosas. Que possamos construir um mundo melhor para todos, baseado no amor e no respeito à diversidade de opiniões, pessoas, religiões, culturas. Que nunca mais, em nenhum ano de nossa história, possamos viver dias, semanas, meses, tão trágicos, marcados pela dor e sofrimento de milhões de seres humanos no Brasil e no Mundo, como foi esse ano de 2020.

Fazendo aqui meia culpa, peço perdão as famílias dos enlutados pela Covid-19. Em nome de todos os irresponsáveis do Brasil, principalmente os políticos, que deveriam adotar medidas mais eficazes para combater a propagação desse vírus e diminuir os índices de mortes, mas que covardemente não fizeram. Também pelas vezes que deixei de usar máscara, álcool gel, quando fui a uma balada, uma festinha, um aniversário, na academia…, quanto fiz tudo isso sem precisar, por simples egoísmo, enquanto muitos agonizavam numa UTI de um hospital, precisando de um respirador para continuar vivendo, por tudo isso, peço perdão!

Por fim, apesar de tudo o que vivemos, pensamos e fizemos durante este ano de 2020, é preciso continuar acreditando num mundo melhor, num país melhor, numa cidade melhor. Porque só o ser humano possui a capacidade de autoconhecimento, de avaliação, de correção, temos que continuar acreditando que o cenário e as perspectivas para 2021 serão as melhores possíveis. Eu acredito que em 2021 o ser humano será melhor, o brasileiro será melhor, o manauara será melhor. E você acredita? Acredite! 2021 será um ano de vitória. Tenho tanta certeza disso que estufo o peito e digo: adeus ano velho, bem-vindo 2021, ano de vitória, Ano de Luz!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email