Pesquisar
Close this search box.

Acordo reduz influência dos EUA em domínios web

A Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), entidade responsável pelo controle mundial de domínios de internet , assinou na última quarta-feira um novo acordo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. O documento confere maior participação internacional na organização, reduzindo a influência do governo americano na organização.
O acordo foi assinado depois de meses de pressão da comunidade internacional, especialmente da Europa, para que a Icann não sofresse tanta interferência do governo dos EUA nos processos de definição de domínios da internet .
O Departamento de Comércio dos EUA vai continuar a participar da entidade via comitê consultivo, mas o novo acordo reconhece a Icann como uma organização global.
O novo documento é um feito importante “não apenas para a Icann, mas para a internet”, disse o vice-presidente do órgão regulador, Paul Levins.
“O real significado desse acordo é que estamos nos tornando globais”, disse o presidente da Icann, Rod Beckstrom, em um vídeo no site da organização. “Todas as opiniões e todo o trabalho daqui para frente serão apresentados para discussões públicas”, reforçou ele.
O termo de compromisso ganhou elogios de críticos que antes reclamavam que o governo dos EUA exercia grande controle sobre a Icann. “Ele deve permitir que a Icann se torne mais aberta”, afirmou a comissária da União Europeia para a sociedade da informação e da mídia, Viviane Reding.
“Saúdo a decisão do governo dos EUA de adaptar o papel fundamental da Icann na governança da internet em um mundo globalizado”, disse Reding. “Se efetivamente implementada e transparente, essa reforma pode encontrar ampla aceitação na sociedade civil, empresas e governos”, concluiu.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar