A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus, evento que celebra a arte sequencial e promove a cultura dos quadrinhos na região, prepara uma edição especial para celebrar o Dia das Crianças. Nos dias 12 e 13 de outubro, das 9h às 17h, a Biblioteca Pública do Amazonas receberá atividades lúdicas, Feira de Artistas, venda de quadrinhos e a presença do renomado cartunista Gustavo Borges, confirmado como convidado nacional do evento.
A programação da edição especial é gratuita e contará com atividades voltadas para o público infantil, como oficinas de desenho, contação de histórias, exposição de trabalhos de jovens autores, bate-papos e muito mais. O objetivo é proporcionar dois dias de muita diversão e aprendizado para as crianças, além de incentivar a leitura, a criação artística e o contato com o mundo dos quadrinhos.
Além de Gustavo Borges, outros quadrinistas e escritores locais já estão com presença confirmada. Nilberto Jorge, Irena Freitas, Geovan Motter, Jan Santos, Lucila Bonina e Leila Plácido também participarão levando ao público oficinas, bate-papos e suas obras infantis autorais. Durante os dois dias de evento, o público terá contato direto com estes e outros autores e quadrinistas, e poderá obter diversas obras e autógrafos.
Gustavo Borges, o convidado nacional
O cartunista Gustavo Borges, natural de Porto Alegre, conhecido por suas obras como “A Entediante Vida de Morte Crens”, “Edgar”, “Pétalas” e “Cebolinha: Recuperação”, será o convidado especial da edição. Borges participará de bate-papos e sessão de autógrafos, compartilhando sua experiência e inspirando novos talentos.
A importância da Semana do Quadrinho Nacional
A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus tem como objetivo principal promover a cultura dos quadrinhos na região, valorizando os artistas locais e incentivando a leitura. Através de eventos como este, busca-se fomentar a criação de novos talentos e fortalecer a cadeia produtiva da área.
Sua última edição, realizada em abril de 2024, recebeu mais de 7500 visitantes em suas diversas atividades ao longo dos três dias de evento, e trouxe a Manaus convidados de todas as regiões do país, aproximando o público de obras do âmbito nacional e fomentando a produção local de HQs.