Pesquisar
Close this search box.

Ações inovadoras despontam em Manaus

https://www.jcam.com.br/PGB1_1703.png

Beer4Business e Startup Manaus apostam e tem feedback positivo na capital

Na última semana Manaus foi palco de dois ótimos eventos que buscavam difundir a cultura da inovação empresarial pelas startups. Na quinta-feira (12) o Startup Manaus foi a primeira parceria entre empresários inovadores e a PMM (Prefeitura Municipal de Manaus), via Semc (Secretaria Municipal do Centro). Já no dia seguinte, o Beer4Business festejou sua sexta edição. Ambos os eventos têm realização da Startup-AM, entidade que tem como missão representar o empreendedorismo digital e inovador do Estado do Amazonas.
Para o coordenador da FIT (Fucapi Incubadora de Tecnologia) e líder da Anjos do Brasil no Amazonas, Euler Guimarães, os primeiros passos para o sucesso podem ser dados em eventos do tipo. “O grande objetivo destes eventos é permitir que empreendedores apresentem suas empresas para investidores na expectativa de obterem parceiros de negócios e recursos necessários para o desenvolvimento e expansão de negócios em estágio nascente”, resume.
Para a organização do Startup Manaus, a união com a PMM foi o primeiro passo para se difundir entre outros setores, diferentes do tecnológico, a cultura de inovação. Segundo um dos coordenadores do evento, Marcelino Macedo, o resultado foi positivo. “Houve adesão dos microempreendedores do comércio popular do Centro da cidade, estes querem se distanciar da visão antiga, de camelôs desorganizados. O sucesso se refletiu em uma proposta da Semc para um próximo evento”, afirma.
No Beer4Business, mais segmentado e conhecido pelos inovadores, a sexta edição criou oportunidades de negócios. “Oferecemos a chance de um primeiro encontro entre investidor e startups. As conversas parecem ter sido produtivas, mas os resultados veremos em algum tempo. É hora de amadurecer estes contatos”, conta Macedo. “Deste networking ótimas parcerias podem surgir e com elas bons e inovadores negócios”, resume.
Nova Cultura
Os eventos terminaram por inovar em um segmento já inovador, explica Macedo. Indo além do tecnológico e das plataformas tradicionais para o segmento, o Startup Manaus mostrou para um novo público que se pode inovar em soluções empresariais até bem simples. “Até no Beer4Business houve novidades. Pode parecer uma volta ao passado, mas a novidade foi em processos de beneficiamento de guaraná. Mas é disso que tratamos, desenvolver novos processos que aumentem a qualidade de produtos e serviços, não apenas em tecnologia mobile,” ressalta.
A recente criação de uma associação irá definir as metas para este segmento. Manaus conta com gente nova e a vocação para inovar, mas mesmo assim, ainda há muito a se fazer, disse Macedo. “Mesmo no Beer4Business, evento para mais experientes, percebemos algumas escorregadelas de empresários, talvez seja o nervosismo de se mostrar uma ideia para um possível parceiro. Aos poucos queremos dar a estes esta segurança necessária”, afirma.

Expandindo
Para estes entusiastas da inovação empresarial, aplicar no âmbito regional o que surge de novo é tão interessante quanto negócios escaláveis. “Sabemos do interesse de investidores e anjos por produtos e serviços que ganhem o mundo, mas devemos pensar também na eficiência de pequenos negócios que podem ser replicados em nossos municípios”, conclui Macedo.

Artur Mamede
[email protected]

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar