As ações projetadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) para os próximos anos prometem desenvolver, ainda mais, as atividades funcionais da Corte. Com um planejamento estratégico criado no início de 2022, o Tribunal busca incentivar uma atuação conjunta de seu quadro técnico para o cumprimento das metas institucionais.
Os objetivos projetados no planejamento estratégico têm prazos até 2026, cada um de acordo com a sua especificidade. Dentre as metas definidas, a gestão da Corte de Contas busca contribuir para o aprimoramento da gestão pública, aprimorando a comunicação com a sociedade e o conhecimento institucional em parcerias com órgãos públicos.
Outras metas a serem alcançadas com o planejamento estratégico é o estímulo do controle social aos membros civis; aprimoramento e intensificação das atividades de controle externo, com projetos focados em áreas de risco e relevância; ampliar a automatização de procedimentos realizados na Corte; otimização de recursos, e o desenvolvimento de uma cultura organizacional analítica.
O planejamento estratégico do TCE-AM foi construído de forma participativa, com a participação direta dos servidores do Tribunal. A elaboração do documento contou com a realização de workshops, consultas públicas e reuniões com os servidores.
O presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, destaca que o planejamento estratégico é um instrumento fundamental para o Tribunal. “Com ele, temos um norte para as nossas ações, que são pautadas pela transparência, eficiência e eficácia do controle externo”, disse.
Para atingir esses objetivos, a gestão do TCE-AM está investindo em ações como a implementação de uma ferramenta de registro e monitoramento das determinações e recomendações do Tribunal, aumento a efetividade das fiscalizações da Corte; a implementação, também, de uma sistemática de pesquisas públicas, além de protocolos digitais que permitam a automatização das documentações protocoladas ao Tribunal.
Além destas ações, a gestão já vem colocando em prática, também, o aperfeiçoamento do intercâmbio entre os órgãos parceiros com iniciativas e ações de controle; desenvolvimento de área no portal para divulgação de conteúdos temáticos produzidos pelo controle externo; atualização na regulamentação existente relativa aos procedimentos de fiscalização e de controle externo; ampliação e aprimoramento das fiscalizações com foco na avaliação de desempenho das políticas públicas prioritárias do Marco de Medição dos Tribunais de Contas, e ampliação e aprimoramento das fiscalizações de controle concomitante.
O plano estratégico completo do TCE-AM está disponível no site do Tribunal.