Pesquisar
Close this search box.

Acionistas pressionam Carrefour a deixar mercados emergentes como o Brasil

O grupo francês Carrefour está sendo pressionado por grandes acionistas para tomar uma medida que tem como objetivo deixar de atuar em mercados emergentes, a exempo da China e o Brasil, publicou o jornal “Le Monde” em uma prévia da edição de terça-feira.
A Colony Capital e o dono do grupo de produtos de luxo LVMH, Bernard Arnault, têm tentado por várias semanas persuadir a gestão do grupo Carrefour a tomar a medida até o final do ano, segundo a publicação francesa.
A pressão surge logo após uma queda de quase 30% no valor da ação do Carrefour desde que os acionistas entraram em 2007, afirma o “Le Monde”. Eles detêm cerca de 13,5% da empresa.

Relações excelentes

Contudo, o jornal também citou o diretor europeu da Colony, Sebastien Bazin, dizendo que as relações com o presidente-executivo do Carrefour, Lars Olofsson, estavam “excelentes” e que ele tem até 2012 para implementar um plano de reestruturação do grupo.
“Estamos em um plano de quatro anos, temos até 2012, temos tempo”, afirmou Olofsson à publicação.
O executivo, que assumiu em janeiro o controle da segunda maior rede de varejo do mundo depois do Wal-Mart, revelou um plano em junho para economizar 4,5 bilhões de euros (US$ 6.6 bilhões) até 2012 com o corte de custos operacionais, melhores condições de compra e redução dos tempos de estoque para impulsionar os lucros.
O grupo Carrefour informou ainda neste mês que países como Brasil, Índia, China e Rússia figuram entre as prioridades para expansão no longo prazo.
O grupo não comentou imediatamente a notícia publicada no “Le Monde” na segunda-feira. Porta-vozes da Colony e de Arnault não estavam disponíveis para comentar o assunto.
De acordo com o site do grupo Carrefour, os acionistas detém 10,7% da empresa por meio da Blue Capital, 2,15% por meio da Colony Blue Investor e 0,7% pelo Groupe Arnault.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar