Acionistas do Royal Bank aprovam compra do ABN

Os acionistas do Royal Bank of Scotland PLC aprovaram na última sexta-feira o plano da instituição para comprar o holandês ABN Amro Holding NV. Segundo o RBS, a decisão recebeu aprovação de 94,51% do capital votante presente na reunião, o equivalente a 60,7% do total emitido pelo banco. O presidente do RBS, Tom McKillop, disse que a instituição financeira prevê benefícios de 1,8 bilhão de euros (US$ 2.47 bilhões), advindos da queda de custos e da ampliação da receita relacionados à transação, até o terceiro ano após a conclusão do acordo.
McKillop não respondeu diretamente à pergunta de um acionista sobre se o RBS estaria preocupado com o financiamento da aquisição, tendo em vista os problemas atuais dos mercados de crédito. “O conselho do RBS analisou todos os elementos. Olhamos para a atratividade total e para o perfil de risco de outros bancos também, e acreditamos que essa seja a melhor opção”, afirmou o executivo. “Não acreditamos que os mercados turbulentos irão afetar a atratividade da transação”.
Segundo ele, o conselho acredita que a aquisição apresenta retornos financeiros muito atraentes para os acionistas. “Há oportunidades significativas para a criação de sinergias financeiras, tanto pelo corte de custo quanto pelo aumento da receita”.
O Royal Bank of Scotland PLC lidera um consórcio que ofereceu 71 bilhões de euros para comprar o ABN. O grupo é formado também pelo Fortis e Santander. O executivo-chefe do Fortis, Jean-Paul Votron, presente à assembléia do RBS, disse que está “muito confiante” no financiamento bem-sucedido da compra. Mais cedo, um jornal holandês informou que o Fortis estava enfrentando certa dificuldade para financiar sua parte no acordo.
O executivo-chefe do Santander, Alfredo Saenz, afirmou, em um encontro de acionistas, que sente-se “confiante” na qualidade dos ativos que pretende comprar.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email