Pesquisar
Close this search box.

Acervo cultural não está seguro

É fato que as duas obras – o retrato de “Suzanne Bloch”, de Picasso e o “Lavrador de Café”, de Portinari, furtadas do Masp (Museu de Arte de São Paulo), no dia 20 de dezembro, após terem sido encontradas na zona leste da cidade, levou a polícia a concluir que o furto foi feito sob encomenda, ou seja, trata-se de um crime mais organizado e, portanto, mais imprevisível e difícil de evitar. Tanto é que só os três bandidos receberiam R$ 5 milhões pelo serviço. Agora, a polícia está atrás do mentor do crime que, venderia as telas no exterior por pelos R$100 milhões o par.

O caso todo ainda não foi encerrado, apesar de a polícia já ter dado um bom andamento. No entanto, a estória chama a atenção para uma outra análise: como três assaltantes levaram em menos de três minutos obras tão importantes ao patrimônio e à cultura nacional? A resposta é simples.

Falta segurança não apenas no Masp, mas, no geral, nos museus de todo o país. Fica ainda uma dúvida: estaria todo o acervo cultural brasileiro amea­çado por falta de segurança? Temo que a resposta seja sim.

No caso do Masp, de acordo com a cobertura da imprensa, foram as câmeras do circuito interno de TV que registraram o assalto, mas a polícia não confirma se os homens, que estavam encapuzados, utilizavam armas e se o alarme do museu foi disparado ou não. Durante o assalto, havia quatro vigias no edifício, um deles chegou ao local do crime depois de o mesmo já ter sido arrombado. Por fim, em nota à imprensa, o Masp salientou que ao longo de 60 anos de atividade nunca sofreu uma ocorrência como esta.

Deve ser porque muita coisa no mundo moderno mudou no decorrer de 60 anos e por isso uma instituição de tamanha importância deveria rever conceitos em termos de segurança, pois mesmo haven­do alguns equipamentos eletrônicos e um grupo de vigias, o processo todo falhou porque, com certeza, haviam outras oportunidades para os bandidos praticarem o delito, as quais não foram reduzidas ou eliminadas somente com a aplicação de sistemas de segu­rança e vigilantes.

É preciso compreender que antes de qualquer implantação de sistemas de segurança é necessário um especialista fazer uma Análise de Riscos e propor medidas preventivas que englobam segurança física, tecnologia aplicada, procedimentos de segurança, treinamento e integração com pronta resposta e órgãos públicos. O ideal é que todo CFTV a ser instalado no Masp seja composto por câmeras IP e que tenham software de análise de comportamento, que programadas, detectam, por exemplo, a subtração de objetos e alertam, automaticamente, o vigilante, facilitando seu trabalho de monitoramento. Não podemos con­tar com uma possível falha humana ao observar várias imagens de câmeras em diversos monitores. Todo sistema de CFTV deve ter um back-up de gravação remota em outro local, além de ser integrado com sistema de alarme, incêndio, ar condicionado e controle de acesso.

Agora, não adianta investir em CFTV e não pensar na proteção dos vigilantes, por isso a sala de segurança deve ser controlada e monitorada à distância por uma central externa de alarme e de imagem para haver pronta-resposta da empresa de vigilância e da Polícia Militar.

De todo modo, será muito bom ter todo o caso do furto encerrado com sucesso, o que significa ter além dos quadros de volta intactos, ver os bandidos presos, mas essa será uma solução parcial. Nada mudará sem revisões drásticas em todo o aspecto de segurança do Masp.

O mesmo vale para os museus existentes em todo o país, pois com certeza há patrimônios de valores inestimáveis no Museu de Arte Sacra, no Museu do Ipiranga, mas também no Museu Na­cional e de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, no Museu Paraense Emilio Goeldi e em todo o Bra­sil.

Enquanto essa medida não deixar o papel para se tornar realidade, todo o acervo cultural brasileiro corre perigo e fica a mercê do crime organizado. O mesmo vale para os no­vos museus que o Brasil venh

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar