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Aceleradora AMAZ lança Chamada de Negócios e pretende fomentar o empreendedorismo sustentável na Amazônia

As riquezas naturais da Amazônia são um prato cheio para o desenvolvimento de muitos negócios que possibilitem benefícios socioeconômicos para a região, além de preservar o meio ambiente. Temos acompanhado nos anos recentes vários projetos e iniciativas que caminham nesse sentido, e um deles é a da aceleradora de impacto AMAZ, versão evoluída do Programa de Aceleração da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA).

Coordenado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), a AMAZ, recém-criada, foca no desenvolvimento de empreendimentos disruptivos e sustentáveis, e que contribuam para o fortalecimento de uma nova economia na floresta amazônica que gere renda e emprego para as populações locais. Apesar do pouco tempo de vida, a AMAZ traz a experiência da PPA e herda, inclusive, o seu portfólio, composto de 12 negócios que contarão com acompanhamento por mais cinco anos. Além disso, outros negócios serão beneficiados, contribuindo para implantação de novos modelos de negócios, fomentando o ecossistema local, por meio de inovação, investimentos e mentoria. 

“A AMAZ nasce com a ambição de ajudar a construir uma nova economia para a Amazônia. Acredito que essa economia surgirá a partir de negócios disruptivos que estarão voltados a resolver os problemas sociais e ambientais mais urgentes da região”, destaca Mariano Cenamo, CEO da AMAZ e diretor de novos negócios do Idesam.

E para colocar a mão na massa, a aceleradora está com uma Chamada de Negócios 2021 em aberto até a segunda-feira (31) e que visa selecionar empreendedores que serão acelerados na primeira turma deste ano. Podem se inscrever empreendedores individuais, empresas em diferentes estágios de desenvolvimento, organizações não governamentais, cooperativas ou associações, iniciativas ou organizações ainda não formalizadas. O regulamento da Chamada está disponível no portal (https://amaz.org.br/chamada2021) e mais informações sobre a AMAZ é só acessar (https://amaz.org.br/). 

Banco do Brasil fecha agências e demite 

O Banco do Brasil vem, desde o início deste ano, seguindo um rígido plano de redução de despesas, que inclui o fechamento de agências bancárias e aumento de demissões. Para se ter uma ideia, somente no primeiro trimestre de 2021 foram fechadas cerca de 280 agências e o quadro de funcionários também foi reduzido. A estratégia do banco é reduzir custos operacionais e assim manter a competitividade no mercado, já que com o crescimento das operações virtuais cada vez mais menos pessoas estão dispostas a ir aos bancos. Afinal, quem quer pegar uma filinha?!

Startup Oya Care e a fertilidade feminina

Dia das Mães chegando e não dá pra passar em branco. Então, trago uma nota relacionada à saúde da mulher. A atuação da femtech permite à mulher conhecer melhor o histórico da fertilidade, o que – além do conhecimento –  dá a liberdade de escolher o período apropriado para engravidar! E mesmo com tão pouco tempo no mercado (lançou o produto em meados de abril), a nascente já conseguiu levantar US$ 800 mil em sua primeira rodada de investimentos.  O foco da empresa é trabalhar na prevenção de doenças por meio de uma clínica totalmente digital e acessível para todos os perfis de mulheres. O primeiro produto da Oya Care é o “Descoberta da Fertilidade”, exame digital avaliado em R$ 499 e que analisa estilo de vida, histórico familiar, ciclo menstrual, dentre outros, garantindo saúde à mulher, maior intimidade com seu corpo e liberdade em suas escolhas!

Startup ajuda a reinserir mães no mercado de trabalho

A nascente  Scooto, criada em 2017, tem um propósito bem bacana: inserir mães no mercado de trabalho! Ser mãe é um momento completamente mágico na vida das mulheres, porém muitos empregadores ainda resistem a esse tipo de contratação, deixando muitas delas sem oportunidade profissional. Preconceito à parte, a startup, que atua no atendimento ao cliente, mantém cerca de 95% de mamães no seu quadro funcional, sendo que o trabalho é realizado no modo remoto. A Scooto também contrata mulheres sem filhos e as que têm mais de 50 anos, com ou sem comorbidades. Desde a criação a empresa recebeu 2 aportes: o primeiro em 2020 foi da Bossa Nova Investimentos, que investiu R$ 200 mil e, em 2021, o aporte de R$ 500 mil veio do Primo Rico. Dinheiro e empatia sempre fazem bem!

RÁPIDAS & BOAS

A jornalista e artista plástica Tatiana Sobreira está homenageando as mães por meio da produção artística intitulada “Filha de Maria”, em que homenageia a mãe falecida em 2017. O acervo da artista é composto de 65 peças, dentre quadros e esculturas, que podem ser acessadas e vendidas através das redes sociais da jornalista (https://tatianasobreira.wixsite.com/tatianasobreira/untitled). 

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Do dia 31 de maio até 30 de junho, acontece a Computex 2021 Hybrid, uma das maiores feiras de informática da Ásia e do planeta. Confirmaram presença empresas globais como ACER, Supermicro, Micron, dentre outras. O tema central será Inteligência Artificial e outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico (https://bityli.com/OFKgZ).

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Estão abertas as inscrições para o programa BID ao Cubo, uma parceria do BID Lab, Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, com o Cubo Itaú e que incentiva startups B2B do Norte e Nordeste. As inscrições vão até o domingo (23) e podem ser feitas no portal (https://bidaocubo.cubo.network/norte-nordeste). 

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.
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