Pesquisar
Close this search box.

Ação preventiva contra queimadas é realizada no São José 1

Ação preventiva contra queimadas é realizada no São José 1

A zona Leste recebeu nesta quarta-feira, 26/8, a primeira ação preventiva e de conscientização contra queimadas na cidade, realizada no âmbito da operação Verde Brasil 2, do Exército brasileiro, em parceria com a Prefeitura de Manaus. Militares do 2° Grupamento de Engenharia (2º Gpt E) e do 1° Batalhão de Infantaria de Selva (1° BIS), juntamente com equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), percorreram as ruas do bairro São José 1, campeão em denúncias de focos na zona Leste, para orientação e distribuição de material informativo sobre os efeitos das queimadas. Fiscais do órgão ambiental também atenderam denúncias visitando domicílios com registros de focos.

Essa é a primeira de várias ações que serão realizadas até o fim do ano em localidades consideradas pontos críticos de denúncias de queimadas na cidade.  O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou a importância da parceria com o Exército e das ações de sensibilização para a redução dos indicadores de queimadas.  Este ano, o órgão já recebeu 232 denúncias, a maioria referente à queima de lixo em residências nas zonas Norte e Leste.

“Todos os anos trabalhamos fortemente a educação ambiental como ferramenta de conscientização. Este ano, tivemos a felicidade de contar com o apoio do 2° Grupamento de Engenharia, que sempre foi parceiro da Prefeitura de Manaus”, afirmou Antônio Nelson, ressaltando a redução dos indicadores como um fator positivo desse trabalho nas comunidades. “Este ano, temos um número de aproximadamente cem denúncias a menos que o mesmo período do ano passado”, destacou.

Orientação

A presença do Exército foi bem recebida pelos moradores e comerciantes da área.  Gracimar Oliveira, moradora do bairro São José 1, disse sofrer com a fumaça das queimadas que ocorrem no local.  Ex-paciente de Covid-19, ela fez um apelo para que evitem queimar lixo e folhas.

“A fumaça provoca falta de ar e dores nas costas. Tento falar com os vizinhos, mas eles não se conscientizam. Minha esperança é que com a presença de vocês, com o Exército, eles entendam que não é certo. Estou muito feliz com a presença de todos aqui, atendendo um pedido que não é só meu, mas de muitos moradores da minha rua, que tiveram Covid-19 e sofrem com o problema”, afirmou Gracimar.

As próximas ações serão definidas durante as reuniões de planejamento da operação Verde Brasil 2, que acontecem na sede do 2º Gpt E, na Ponta Negra, zona Oeste, com a participação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Batalhão Ambiental da Polícia Militar. A intenção é realizar operações em todas as zonas da cidade. Durante as ações, a Semmas realiza distribuição de mudas aos moradores.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar