Pesquisar
Close this search box.

ACA também reclama de morosidade do serviço

Além das empresas de transporte de cargas, os entraves fiscais no Estado estão causando transtornos também para os setores industrial e comercial. Por esse motivo, o primeiro-secretário afirmou que a entidade uniu forças à ACA (Associação Comercial do Amazonas) para tentar reverter a situação.
“Já realizamos mais de 20 reuniões com representantes da Suframa. Mas, até agora não avançamos, ou seja, não conseguimos nenhum efeito prático”, afirmou Raimundo Neto,.
Segundo o representante do Sectam, as reuniões foram feitas com o coordenador geral da CGMEC (Coordenação Geral de Controle de Mercadoria e Cadastro) da Suframa, João Paiva.

Custos
onerados

O presidente da ACA, José Azevedo, explicou que o atraso na liberação de cargas onera o custo do frete de mercadoria, dificultando a atividade comercial. “O consumidor será a parte lesada. Ele vai arcar com o ônus, pois com certeza haverá o repasse com esses gastos adicionais”, afirmou.
De acordo com o executivo, diversas reuniões foram realizadas entre o Sectam e a autarquia federal na tentativa de melhorar o processo de liberação de cargas das empresas transportadoras de mercadorias, mas os encontros não apresentaram resultados concretos até o presente momento.

Unificar
procedimentos

Azevedo comentou que a principal proposta é unificar os procedimentos da Suframa e da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda), alcançando agilidade no sistema e diminuição dos custos. “Nossa idéia é diminuir a burocracia, mas sem desmerecer a segurança empresarial”. De acordo com o dirigente, atualmente a ACA junto com outras instituições representantes do comércio e da indústria trabalham na elaboração de um documento com essa solicitação, que será enviado aos dirigentes das duas instituições. “Com esse problema, a Suframa está na contramão do seu principal objetivo, que é promover o desenvolvimento da região”, criticou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar