Pesquisar
Close this search box.

Abrive reúne profissionais na Automec e confirma certificação Asebrasil

A Abrive (Associação Brasileira das Reparadoras Independentes de Veículos) promove durante a Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), nos dias 17 e 18 de abril, o 1º Reparar Brasil, evento que deverá reunir cerca de 1.600 empresários e profissionais da área de reparação de veículos no Auditório Elis Regina, localizado no Palácio das convenções do Parque Anhembi, em São Paulo (SP).
O encontro, realizado anualmente pela Abrive, contará com a presença de montadoras, fornecedores de autopeças e equipamentos automotivos, representantes dos Sindirepas (Sindicatos das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios) de todo o país e diversas entidades do setor. “O objetivo do 1º Reparar Brasil é trazer informações importantes para os profissionais mecânicos, abordando, por exemplo, novas tecnologias e produtos já disponíveis em nosso mercado”, explicou o presidente da Abrive, Vornes Simões. “É um evento tradicional, esperado pelo mercado”, acrescentou.
Um dos temas a serem tratados durante o 1º Reparar Brasil será a confirmação do relançamento da certificação para os profissionais da área automotiva. O Asebrasil (Instituto Nacional para Excelência de Serviço Automotivo), entidade criada pela Abrive e que também tem como presidente Vornes Simões, voltará a realizar provas de certificação em junho e novembro deste ano em datas a serem confirmadas em breve. “Até o final de 2010, nossa expectativa é que pelo menos 30.000 pessoas inscrevam-se para participar dos testes em busca da sua certificação”, prevê Simões.
O Instituto Asebrasil foi criada em 1996, sem fins lucrativos, como o único programa de certificação da competência dos profissionais automotivos no país. Nesta primeira fase, o Instituto Asebrasil era vinculado à ASE dos Estados Unidos, criadora da marca. Até 2006, 73.881 técnicos passaram por 21 provas do Instituto. Hoje, existem 38 mil profissionais certificados pela entidade no país e outras 12 mil pessoas cujo certificado venceu em 2007 ou 2008, período no qual não foram realizadas provas.
“A nova certificação trará inúmeras vantagens para os profissionais avaliados e também para o consumidor final. As questões aplicadas nos testes, por exemplo, levarão mais em consideração a realidade tecnológica do mercado automobilístico brasileiro”, explicou o presidente do Instituto Asebrasil. Além disso, as oficinas e estabelecimentos comerciais que possuem em seus quadros profissionais certificados pelo instituto terão menos custos com garantia, decorrentes da aplicação incorreta de seus produtos.
Para os profissionais da reparação, uma das vantagens que a nova certificação Asebrasil trará é uma possibilidade concreta de maior remuneração. Para tanto, foi firmado um compromisso com diversos Sindirepas dos estados e do Distrito Federal para ser criada uma cláusula especial nas próximas convenções coletivas de trabalho, que prevê um percentual de reajuste superior para o salário do pessoal certificado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar