Abril Educação adota Microsoft SharePoint 2010

A Abril Educação, uma empresa do Grupo Abril voltada exclusivamente a prestar apoio pedagógico a escolas e professores em todo o país, adotou o Microsoft SharePoint 2010 e solucionou as inconsistências das ferramentas utilizadas para publicar conteúdos em seus portais. Ao integrar os conteúdos digitais e melhorar a usabilidade dos recursos, a companhia quadruplicou o número de visitantes em seus sites, ampliando seu impacto em instituições de ensino de todo o país.
Os principais problemas enfrentados pela Abril Educação eram o fato de que a antiga solução requeria manutenção descentralizada de fornecedores, não reutilizava códigos e componentes, e ainda oferecia um complexo licenciamento de software. Além disto, todos os seus portais necessitavam de login e cadastro diferentes, gerando informações duplicadas e dificuldades para a atualização de conteúdos.
“A antiga solução apresentava desafios de escala e de profissionalização,”, resume Ana Teresa Ralston, diretora de Tecnologia da Educação da empresa. “Precisávamos evoluir para as melhores práticas na construção de portais”. O SharePoint 2010 Enterprise, plataforma de colaboração e produtividade, foi a saída para a resolução desses problemas. “A Abril Educação optou por equalizar as soluções num ambiente Microsoft, pois já utilizava outros produtos da companhia e conhecia o potencial da marca”, explica Marcos Gawriliuk, diretor comercial da Global Site Networking (GSN), empresa parceira na implantação.
A migração para a solução da Microsoft durou cerca de um ano e envolveu 14 profissionais, entre desenvolvedores, analistas, designers e o gerente de projeto da GSN. “A decisão de usar o SharePoint foi exatamente pela possibilidade de escala, modularização e reaproveitamento dos conteúdos que a plataforma oferece. É um produto maduro, que nos possibilita criar uma identidade própria, aperfeiçoar a navegabilidade dos portais e garantir a estabilidade do banco de dados”, conta Ana Teresa.
Hoje o SharePoint é a porta de relacionamento direto com o cliente. Além de ter facilitado a publicação dos conteúdos, a plataforma permitiu que os sites ganhassem layout inovador, chamativo e de fácil navegação. O ganho qualitativo também garantiu a consolidação do relacionamento online da Abril Educação com seus públicos ao escalonar de 50 para 200 mil o volume de acessos aos portais da companhia. Graças à agilidade que a solução agregou ao grupo, o número de sites também aumentou.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email