Pesquisar
Close this search box.

ABREVIATURAS E AFINS

Abreviatura é a representação de uma palavra por meio de suas sílabas (geralmente iniciais) ou de letras. Para saber abreviar corretamente uma palavra é simples: escreva a primeira sílaba e a primeira letra, seguidas de ponto final abreviativo (não esqueçam dele!) Ex: N.º/n.º (número), St.º (santo), Exm.ª (excelentíssima). Há a abreviatura também de números cardinais. Ex: 1.º (primeiro), 19.º (décimo nono). ATENÇÃO: esse ponto abreviativo, observem acima, é obrigatório. Veja o que a ausência dele pode causar. Ex: 1º (um grau) x 1.º (primeiro).

ABREVIATURA X ABREVIAÇÃO X SIGLA
 
Você já deve ter se perguntado qual é a diferença entre “abreviatura”, “abreviação” e “sigla”, acertei? “Abreviatura” já foi brevemente elucidada acima, mas e quanto às duas outras? “Abreviação” é a redução ou omissão fonética (som) de parte da palavra. Típico exemplo de economia linguística, ocorre especialmente com palavras consideradas grandes. Ex: Metropolitano (metrô); telefone (fone); televisão (tevê/tv/TV). Sigla, por sua vez, é um tipo de abreviatura formada pelas letras iniciais de algumas palavras, sobretudo palavras de uma determinada instituição. Ex: Organização das Nações Unidas (ONU)
 
MUL. X MUN.
 
A abreviatura mais comum e mais vista é, sem sombra de dúvida, a segunda, “Mun.”, no entanto, se apurarmos o olhar encontraremos outra abreviatura, também para a palavra “Município”, qual seja “Mul.”. Em se tratando de palavras, abrevia-se por meio de suas sílabas (geralmente iniciais) ou de letras, mas também através das duas primeiras letras do vocábulo e a última letra. Fato análogo ocorre com a abreviatura de “General”: “Gen.” e “Gal.”. Sendo assim, as duas abreviaturas que, aparentemente, soam equivocadas estão corretíssimas: “Mul.” e “Gal.”, assim como as duas outras.
 
 
ATT. X AT.TE.
 
As duas abreviações acima estão corretas, mas não são sinônimas entre si. “Att.” equivale à abreviação de “attention”, “atenção”, o mesmo que “A. C.” (aos cuidados de). Em compensação, “At. te.” (assim, com ponto no meio, e não “Atte.”) significa “atenciosamente” (abreviação encontrada em Manuais de Redação e também no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – Volp). Fica a dica.
 
 
 
 
 
 
 
 

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar