4 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Abramat volta a reduzir estimativa de vendas de materiais

Após registrar vendas abaixo do esperado ao longo do ano a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) reduziu de 3,4% para 2% a estimativa de alta do faturamento em 2012

Após registrar vendas abaixo do esperado ao longo do ano a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) reduziu de 3,4% para 2% a estimativa de alta do faturamento em 2012. A revisão foi a segunda do ano. A projeção inicial era de alta de 4,5% no faturamento.
De acordo com a Abramat, as vendas do setor em outubro mostraram recuperação, com crescimento de 7,3% em relação a setembro e expansão de 6% sobre igual mês de 2011. As vendas acumuladas, no entanto, entre janeiro e outubro apresentaram alta de apenas 1,8% em relação ao verificado no mesmo período de 2011.
Na avaliação do presidente da Abramat, Walter Cover, o faturamento mais baixo reflete o desaquecimento do mercado imobiliário, responsável pelo consumo de 25% do que é produzido pela indústria de materiais. “O que pegou foi o mercado imobiliário, que vinha bem devido às vendas de imóveis residenciais realizadas em 2010 e 2011, mas começou a ressentir as vendas baixas de 2012 e a queda no volume de lançamentos”, afirmou Cover.
Já o consumo de materiais no varejo, com peso de 55% na demanda, mostrou forte crescimento, mesmo apesar das dificuldades para obtenção de crédito pelas famílias.
Para os meses de novembro e dezembro, a Abramat acredita que as vendas serão melhores do que as do acumulado de janeiro e outubro. Segundo a associação, essa melhora é esperada em função da ampliação e prorrogação do IPI reduzido dos materiais, expectativas de melhorias nas linhas de crédito no varejo, e aceleração das obras do programa Minha Casa Minha Vida. Já em 2013, a expectativa é de que o faturamento do ano fique entre 4% e 5%. Essas estimativas se baseiam na perspectiva de manutenção do consumo do varejo aquecido.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email