Pesquisar
Close this search box.

Abertura de Manaus vai demorar

Divulgação

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), participou ontem de uma reunião técnica da Câmara dos Deputados que debateu, por meio de videoconferência, a situação do Amazonas diante do avanço da Covid-19. “Manaus não tem a menor condição de se abrir completamente para a atividade econômica, mais pessoas vão se contaminar e buscar auxílio médico”, destacou ele, ao ser o primeiro a se pronunciar entre os convidados e relatar as necessidades da capital do Amazonas, para o enfrentamento do novo coronavírus. “Precisamos de pressa, de uma rapidez comparada ao avanço desse vírus. A máquina burocrática do governo federal não aprendeu ainda a andar na mesma velocidade. Precisamos de medicamentos específicos, de pessoal, de EPIs, de tomógrafos, enfatizei isso ao vice-presidente Hamilton Mourão, que esteve em Manaus, com a ideia de adaptarmos nossas Unidades Básicas de Saúde para fazer a triagem de pacientes”, relatou o prefeito.

Recorde

O Amazonas registrou ontem mais 409 casos de Covid-19, totalizando 2.888 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde. Também foram confirmados mais 28 óbitos pela doença, elevando para 234 o total de mortes. É um recorde absoluto desde o início da pandemia.

Reforço

Mais 13 profissionais da saúde chegaram a Manaus, enviados pelo Ministério da Saúde, através do programa Força Nacional do SUS. São quatro médicos, dois fisioterapeutas e sete enfermeiros. Os profissionais devem atuar no Hospital Delphina Aziz, referência no tratamento da doença na capital. No dia 16 deste mês, o Estado já havia recebido os primeiros 17 médicos e enfermeiros, dos quais quatro continuam atuando em Manaus.

Suspensão

Por determinação no Decreto Estadual nº 42.216, publicado no dia 20 de abril, permanece até o dia 30 de abril a suspensão dos serviços de transporte intermunicipal terrestre e fluvial de passageiros. A medida faz parte das ações para prevenir a disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19, e já havia sido determinada pelo Decreto nº 42.158, de 4 de abril.

Doação

A Secretaria de Estado de Saúde recebeu a doação de 3 mil máscaras N95 e 50 termômetros para medição de temperatura a distância, da empresa coreana Samsung, instalada no Polo Industrial de Manaus. A entrega foi feita à secretária de Saúde, Simone Papaiz, pelo presidente da empresa, Jeong Seung Moon.

Cartilhas

A Secretaria Estadual de Produção Rural disponibiliza em seu site as cartilhas das principais cadeias produtivas do estado do Amazonas por meio de link na página principal da pasta. No total, são 24 cartilhas, que estão disponíveis gratuitamente para download. As cartilhas servirão para orientar e tirar dúvidas de produtores rurais  que queiram se aperfeiçoar ou pessoas interessadas em conhecer melhor o segmento e investir em alguma das cadeias produtivas.

Falecidos

O deputado Adjuto Afonso (PDT) solicitou à Secretaria de Estado de Assistência Social e ao Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza que atualizem seus cadastros para identificar quem está apto a receber o auxílio de R$ 200 do estado, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social durante o período da pandemia Covid 19. O parlamentar recebeu informações está semana de prefeitos do interior de que existem nomes no cadastro atual do Centro de Referência de Assistência Social – fornecedor dos dados -, que são de pessoas já falecidas.

Iniciação

Um grupo de pesquisadores da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade desenvolveu um site reunindo pesquisas e orientações nas áreas da A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas abriu as inscrições para o novo edital do Programa de Apoio à Iniciação Científica. A previsão é destinar 45 vagas a universitários das diversas aéreas da saúde.

Taxas

Na próxima terça-feira (28), a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, estará recebendo documentação de credenciamento de instituições financeiras para prestação de serviços de taxas municipais e demais receitas públicas, por meio de Documento de Arrecadação Municipal, conforme edital de chamamento público lançado pela Comissão de Licitação do órgão.

Frases

“Vamos levar ao Governo contribuições dos Conselhos para que juntos possamos superar essa guerra contra o novo coronavírus.” Marco Aurélio Choy, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas, sobre comitê criado por entidades para colaborar na crise

“A situação é desesperadora.” Ruy Abrahim, diretor do SAMU em Manaus

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar