Pesquisar
Close this search box.

Abertas as inscrições para Prêmio Sesc de Literatura 2020

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/05/maskarad.jpg

As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do país, estão abertas até o dia 20 de fevereiro. Os interessados podem consultar o regulamento e se inscrever gratuitamente, no site www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc.

Após a inscrição online, as obras são enviadas para subcomissões julgadoras, distribuídas em todas as regiões do país. As obras pré-selecionadas são enviadas para as comissões finais, que são compostas por duas pessoas responsáveis pela categoria Conto e duas pela categoria Romance. O anonimato das obras é resguardado até o anúncio do resultado final.

Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de inclui-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes.

Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, o concurso impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. Desde a sua criação, mais de 14 mil livros foram inscritos e 29 novos autores foram revelados. Nesta edição, os autores estreantes podem inscrever suas obras inéditas nas categorias Romance ou Conto.

A parceria com a editora Record contribui para a credibilidade e a visibilidade do projeto, pois insere os livros na cadeia produtiva do mercado livreiro. A premiação foi criada em 2003 e se consolidou como a principal do país para autores iniciantes. No ano passado, houve recorde de inscritos com 1.969 obras, sendo 1.043 romances e 926 livros de contos.

O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, protegidos por pseudônimos. Isso impede que os avaliadores reconheçam os reais autores, evitando qualquer favorecimento. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras vencedoras pelo critério da qualidade literária.

A relevância do Prêmio Sesc também pode ser medida por meio do sucesso dos seus vencedores, que vêm sendo convidados para outros importantes eventos internacionais, como a Primavera Literária Brasileira, realizada em Paris, o Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal e a Feira do Livro de Guadalajara, no México.

Vencedores

Em 2019, na sua 16ª edição, o Premio Sesc de Literatura premiou os escritores João Gabriel Paulsen, de Minas Gerais, com seu livro "O doce e o amargo", na categoria Conto, e Felipe Holloway, de Mato Grosso, com a obra “O legado de nossa miséria”, na categoria Romance. Essa edição recebeu 1.969 inscrições, número recorde de participação, sendo 926 coletâneas de contos e 1043 romances. A avaliação final foi das comissões formadas pelos escritores e críticos literários Ana Miranda, Tércia Montenegro, Verônica Stigger e Júlian Fúks.

Paulsen e Holloway juntam-se a um time de vencedores do Prêmio Sesc Literatura, que tem entre suas estrelas Franklin Carvalho, ganhador com o Romance “Céus e Terra”, em 2016, e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2017; a carioca Juliana Leite em 2018, com Romance com “Entre as mãos”, que após a premiação do Sesc, ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA); a paulista Sheyla Smanioto Macedo, vencedora da edição 2015, com o Romance “Desesterro”, que conquistou o Prêmio Machado de Assis 2016; Marcos Peres, com “O Evangelho Segundo Hitler”, vencedor do Prêmio SP de Literatura 2014 na categoria estreantes; e Debora Ferraz, autora do livro “Enquanto Deus não está olhando”, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2015.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar