Abertas as inscrições para o Festival Estudantil de Teatro

O FETO – Festival Estudantil de Teatro, que em outubro irá reunir espetáculos, atividades formativas, oficinas, reflexões, vivências e encontros com profissionais das artes cênicas, abre inscrições para sua 15ª edição. Estudantes de todo o Brasil – de Ensino Fundamental, Médio e Superior, cursos técnicos e livres – podem se inscrever de 26 de março a 15 de junho para se apresentarem em Belo Horizonte com espetáculos de diferentes linguagens cênicas e performances, seja com textos próprios ou de terceiros, inéditos ou não.
O festival abre espaço para duas categorias distintas – Escola de Teatro e Teatro na Escola – nas modalidades rua, espaço alternativo ou palco, para o público adulto, infanto-juvenil ou infantil.
– Categoria Escola de Teatro: estudantes matriculados em instituições voltadas essencialmente ao ensino das artes cênicas, podendo ser de formação profissional, técnico e nível superior;
– Categoria Teatro na Escola: estudantes de quaisquer níveis de ensino (Fundamental, Médio, Superior ou técnico) que não estejam matriculados em instituições voltadas essencialmente ao ensino das artes cênicas, e estudantes dos cursos livres.
Após lerem o edital – disponível no site www.fetobh.art.br –, os grupos e interessados devem preencher formulário online (também pelo site) e enviar pelos Correios os materiais exigidos por edital, como cópia do texto ou roteiro e imagens da apresentação ou do ensaio do espetáculo. A escolha dos selecionados é feita por uma comissão de profissionais das artes cênicas designada pelo festival. O resultado será divulgado até o dia 12 de julho, no site do FETO e em sua página no Facebook (FETO Teatro http://on.fb.me/13y80ZE)
A cada ano, o festival reitera seu caráter nacional. “É uma felicidade receber, anualmente, trabalhos vindos de diferentes regiões do país. Essa pluralidade de olhares, vozes e propostas é fundamental para que as trocas e experiências compartilhadas durante o festival reverberem a produção teatral estudantil feita hoje no país”, afirma Bárbara Bof, uma das idealizadoras e coordenadoras do festival.
Em consonância com o desejo de promover reflexões e trocas sobre questões como ensino de teatro no Brasil, formação de públicos e estímulo às artes cênicas, em 2015 o FETO lança luz sobre processos de formação e vivência teatrais, dando reconhecimento especial à figura dos professores e mestres populares. “Desde que começamos a construir o festival, em 1999, mantemos a proposta de, não só dar espaço para a produção estudantil contemporânea, mas fazer também com que o pensamento sobre esses trabalhos seja parte fundamental desses encontros. E o mestre é uma figura transversal nesses processos de compartilhamentos de saberes”, afirma Bárbara.
A 15ª edição do FETO é apresentada pelo Ministério da Cultura, tem apoio cultural do Instituto Unimed-BH e é realizado com benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

FETO – o futuro do teatro é agora!
Idealizado em 1999 e realizado em Belo Horizonte, o FETO – Festival Estudantil de Teatro tem como objetivo ser um espaço de valorização, visibilidade e fomento do teatro produzido nas escolas, universidades e cursos livres e técnicos. Sendo um festival estudantil por excelência, também abriga em sua programação atividades formativas, intercâmbios culturais e encontros com profissionais das artes cênicas. Soma-se a isso, um trabalho de formação de público direcionado, principalmente, a crianças e jovens.
Nesses 17 anos de existência, o FETO recebeu 827 inscrições de todas as regiões do país e abriu espaço para a apresentação de 245 espetáculos entre produções selecionadas e convidadas. Aproximadamente 3.080 estudantes participaram do festival que contabiliza, ainda, um público de 67.340 espectadores. Desde 2001, o Festival Estudantil de Teatro conta com a gestão e a realização da Associação No Ato Cultural.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email