Pesquisar
Close this search box.

ABDI auxilia o PIM no acesso a tecnologias da indústria 4.0

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), lança edital que vai permitir que empresas do Polo Industrial de Manaus tenham acesso a tecnologias da indústria 4.0. Trata-se do Edital Jornada Amazônia 4.0, que será lançado em webinar a ser realizado no próximo dia 31 de março, com participações de representantes da ABDI, da Suframa, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e do Ministério da Economia.

A transmissão do evento será feita por meio dos perfis do Youtube da ABDI e da da Suframa, a partir das 14h de Manaus (15h em Brasília). O evento será aberto a perguntas por chat.

O Jornada Amazônia 4.0 tem como objetivo promover o aumento de eficiência, de produtividade e de qualidade dos produtos, além da redução de custos de produção das empresas que serão selecionadas para o programa. O edital vai selecionar 20 empresas dos setores de plásticos, eletroeletrônicos e metalomecânico, que possam ser classificadas como fornecedores. A ABDI está investindo cerca de R$ 3 milhões para a realização desta ação. 

“Nossa expectativa é que esse projeto-piloto com 20 empresas possa validar um modelo de negócio com uso de ferramentas da indústria 4.0 com o objetivo de difundir essas tecnologias para o Polo Industrial de Manaus”, afirma o presidente da ABDI, Igor Calvet. A Agência tem como missão impulsionar, em todas as regiões brasileiras, a difusão e adoção de tecnologias 4.0 como estratégia de fortalecimento da industrial nacional.   

“Enxergamos como muito positivas e salutares todas as iniciativas e eventos que conciliem propostas de desenvolvimento sustentável da Amazônia com o aprimoramento do ambiente tecnológico e de negócios da região. Perceber a Amazônia com sua riqueza ambiental e suas potencialidades advindas da biodiversidade é algo até natural, mas também é extremamente necessário reconhecer que existe, na região, uma indústria pujante, com alta capacidade tecnológica e que tem ao longo das últimas décadas contribuído de forma decisiva para o fortalecimento da indústria brasileira. Precisamos, portanto, continuar fomentando discussões sobre como diversificar, aprimorar, modernizar e capacitar cada vez mais o parque fabril instalado na região para conseguir lidar com os desafios da Indústria 4.0 e da transformação dos processos produtivos globais”, explica Algacir Polsin, superintendente da Suframa. 

Jornada Amazônia 4.0

A primeira fase do programa é a seleção de 20 empresas, localizadas na área de abrangência do Polo Industrial de Manaus, de médio porte, das áreas de plásticos, eletroeletrônicos e metalomecânico, que possam ser classificadas como fornecedores destes setores produtivos.  A segunda fase será a realização do Estudo de Prontidão Tecnológica e a Jornada de Transformação 4.0 com a elaboração de análise da maturidade tecnológica, capacitação dos colaboradores em tecnologias 4.0, testbed (plataforma virtual) na empresa, em alinhamento com os princípios da Indústria 4.0.  Os produtos previstos por empresa são: – Relatório de Prontidão Tecnológica; – Roadmap (plano de ação) de transformação digital e atualização tecnológica com metas de ganhos de produtividade;  – Treinamento das empresas e qualificação de colaboradores no conceito 4.0; – Implantação de pilotos da indústria 4.0; – Monitoramento e avaliação dos resultados obtidos na realização do projeto piloto em 20 empresas. 
Os resultados potenciais esperados do processo de transformação digital são ganhos de capacidade produtiva superiores a 15%; redução mínima de 7% no custo de operação; aumento da visibilidade da cadeia logística e ganhos de eficiência superiores a 10% .

Serviço

Evento: Webinar “Lançamento do projeto Jornada Amazônia 4.0”
Data: 31 de março
Hora: 14h (em Manaus); 15h (em Brasília)
Local de transmissão: Perfis do Youtube da ABDI (ABDIgov) e da Suframa (suframanews)

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar