Pesquisar
Close this search box.

A Voz do Lojista – Foto Nascimento comemora 50 anos da empresa

A empresa “Foto Nascimento” comemorou no dia 15 de maio o aniversário de 50 anos e, também, a inauguração da nova loja do grupo, a “Foto Nascimento Eventos”, um espaço com design moderno e confortável para atender os seus clientes.
Na noite de inauguração, o presidente da CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus) Azury Benzion, e o presidente da FCDL-AM Ralph Assayag estavam entre os que foram prestigiar a conquista dos irmãos Antônio e Carlos Kizen.
“É uma luta muito grande, são poucas as empresa que conseguem se manter em funcionamento. A loja está de parabéns, com certeza fará muito sucesso”, disse Ralph em relação aos 50 anos do grupo.
“A empresa é uma marca de sucesso, as pessoas sabem que a Foto Nascimento é uma loja de qualidade e com um ótimo planejamento”, disse Ricardo Bezencry.
“Esta noite não é só para inaugurar a nova loja, mas sim, para reunir os amigos que estão sempre com agente. Queremos entregar para a cidade uma loja com mais conforto e qualidade”, salientou Carlos Kizen.
Durante o evento, os irmãos, muito emocionados, fizeram um discurso que também emocionou os convidados.
“Estou muito feliz por esta noite, está tudo como planejamos, quando a gente faz o que gosta é muito mais prazeroso por isso, esta nova loja já está dando certo”, disse Antônio Kizen, muito emocionado.

Retrospectiva: 1958 – 2008
A origem
A Foto Nascimento foi fundada em 1957 por Fernando Nascimento, imigrante português radicado em Manaus. Ele decidiu abrir o negócio ao ter uma conversa com o amigo e patrício Antonio Rodrigues. No ano seguinte, 1958, decidiu passar a loja adiante, pois pretendia voltar para Portugal. Pensou então em seu amigo que tinha lhe orientado e ofereceu-lhe a loja. Antônio hesitou de início, pois era o gerente instalador da firma White Martins em Manaus, mas, acabou aceitando.
Deixou o nome Nascimento e começou a sua historia. A Foto Nascimento, portanto, comemora seu 50º aniversario sob o comando da família Rodrigues, enquanto que, viveu apenas 1 ano com seu fundador.
1958
O Brasil conquista sua primeira Copa do Mundo. Inicia-se a gestão da família Rodrigues no grupo Foto Nascimento, que nesta época possuía apenas uma loja: a Foto Nascimento Matriz, direcionada à principio para serviços fotográficos.

Década de 60
Com espírito aventureiro e vanguardista, Antônio fez viagens pelas cidades ribeirinhas com seu barco oferecendo fotografias e recebia pagamentos até em produtos regionais. Ele fotografava as famílias, fazia o processo de revelação em seu laboratório dentro do próprio barco e entregava as fotos na volta da viagem.
Através “escambo”, ele cria a fotografia itinerante, levando a mesma aos lugares mais distantes da Amazônia.
Nessa época abre filiais em prédios alugados na Rua Henrique Martins, Lobo Dalmada, Av. Leopoldo Peres, Rocha dos Santos e Eduardo Ribeiro onde hoje se encontra a Riachuelo. Adquire também com muita dificuldade a loja no térreo do Edifício do Radio, onde abre o escritório e o laboratório de Preto e Branco.

Década de 70
Esta década prometia muito, pois a cidade de Manaus toma novo impulso, transformando-se num pólo industrial. Entretanto, em 1972, Antônio sofre um derrame celebral que o obriga a se afastar de seu negócio por muito tempo. Entra em cena sua esposa Myrna Rodrigues, até então dona-de-casa e mãe e que tenta, sem experiência alguma, tocar a empresa até a recuperação de seu marido.
Alguns ajustes são feitos, lojas são fechadas para a adequação da nova realidade e a empresa consegue sobreviver a este episódio.

Década de 80
Devido aos problemas de saúde de Antonio, seu filho mais velho Carlos Rodrigues, desde cedo e guiado por seu instinto de vendedor, começa a ajudar seu pai na área comercial e se engaja efetivamente na empresa. Revoluciona a pratica de revelação de fotografias amadoras, com a implantação de maquinas que revelam em apenas 1 hora, quando na época o processo levava em media sete dias, pois era revelado no laboratório

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar