Pesquisar
Close this search box.

A saúde balança de novo

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/Janeiro%206/Janeiro%207/Janeiro%208/Janeiro%209/Janeiro%2010/Janeiro%2011/Janeiro%2012/Janeiro%2013/Janeiro%2014/Janeiro%2015/Janeiro%2016/Janeiro%2017/Janeiro%2018/Janeiro%2019/terceirizacao%20saude.jpeg

Um grupo de deputados estaduais se reuniu ontem com representantes de 12 empresas prestadoras de serviços terceirizados contratadas pela Secretaria de Estado de Saúde que, até o momento, não receberam os pagamentos referentes aos três últimos meses do ano passado. Na reunião, conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde da Aleam, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), as terceirizadas da saúde alegaram que o Governo do Estado descumpriu a proposta que havia feito de pagar 68% dos faturamentos de dezembro de 2018, algo em torno de R$ 109 milhões, até esta quinta-feira. As empresas reivindicam providências. Segundo informaram os representantes das terceirizadas, as pendências estão ocorrendo principalmente pelo fato de a Susam ter decidido quitar apenas os atrasos referentes a agosto e setembro com os R$ 122 milhões tirados, no fim do ano passado, dos Fundos de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento e de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

NOVA PROPOSTA

Após a reunião, os deputados levaram pessoalmente ao gabinete do secretário da Susam, vice-governador Carlos Almeida (PRTB), uma nova proposta defendida pelos terceirizados durante as discussões junto aos parlamentares. As empresas médicas exigem, agora, que caso haja possibilidade de um novo remanejamento do FTI, que o Governo do Estado assegure que 100% dos recursos financeiros sejam destinados a liquidar os pagamentos em atraso das terceirizadas com recursos humanos. Além disso, os profissionais querem a definição do calendário dos pagamentos deste ano.

UM MILHÃO

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas alcançou, em 2018, crescimento de 77,6% no atendimento de demandas em relação a 2017, e ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas atendidas nos últimos três anos. Mais que números, as estatísticas são indicadores da transformação que a instituição promove na vida de pessoas comuns, como o professor aposentado Luiz Antônio Jorge, 68, que teve a vida salva após ser submetido a uma cirurgia no coração, e Raílson da Silva Marques, 34, liberto após ser preso injustamente por ter sido confundido com um homônimo.

CHATEAUBRIAND

O jornalista e diretor de Afiliadas da Rede Cultura de Televisão, Fábio Chateaubriand Borba, de Umbuzeiro, Paraíba, da família de Assis Chateaubriand, o precursor da TV brasileira, aceitou o convite do presidente do Boi Caprichoso, Babá Tupinambá, para ser o Diretor de Marketing Nacional do bumbá de Parintins. A novidade foi anunciada à nação azul e branca pelo dirigente, durante o Rufar do Tambor, na Praça dos Bois, na noite do dia 26 de janeiro.

AMAZÔNIA REAL

A agência de notícias amazonense Amazônia Real, uma iniciativa independente sem fins lucrativos, que centra o trabalho nos povos indígenas e na proteção ambiental, foi agraciada ontem com o Prêmio Rei da Espanha de Jornalismo de Meio de Comunicação de maior Destaque da Ibero-América.

PREVENÇÃO

A Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais lança, a partir de hoje,  a campanha “Carnaval da Prevenção: Combinando Diversão e Proteção”, para alertar a população em relação às infecções sexualmente transmissíveis. Durante o período carnavalesco, serão distribuídos nos eventos carnavalescos 1,2 milhão de preservativos e 112 mil géis lubrificantes, além de material informativo.

POSSE

O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas realizará nesta terça-feira, dia 5 de fevereiro, a posse do presidente reeleito, advogado Marco Aurélio de Lima Choy, e da nova vice-presidente, advogada Grace Benayon Zamperlini. A solenidade ocorrerá às 17h, no Teatro Amazonas, Centro.

EDUCANDOS

A procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, coordenou reunião com representantes das secretarias municipais e estaduais que atuam no trabalho de assistência social prestado às famílias que foram vítimas do incêndio ocorrido no último dia 17 de dezembro, no bairro Educandos, na zona sul de Manaus.  Durante a reunião foram retomadas as discussões sobre as perspectivas para definição de moradia para as famílias atingidas. Outro ponto importante debatido foi sobre a destinação da área incendiada, a fim de que o local não volte a ser ocupado em área considerada de risco.

CIÊNCIA

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas recebe até o dia 19 de fevereiro as propostas de pessoas interessadas em participar da 2ª chamada do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas, edital N° 009/2018. O programa contempla projetos de eventos que ocorrerão de julho a dezembro de 2019.

FRASES

Nosso objetivo é aumentar a quantidade de vagas e desafogar a demanda nas unidades carcerárias da capital e no interior”, Tenente-coronel Marcus Vinícius de Oliveira Almeida, secretário de Estado de Administração Penitencária, que reuniu-se ontem com o Ministro da Justiça, Sérgio Moro

Agora sim, é candidatura única”, Josué Neto (PSD), deputado estadual, depois de receber a última declaração de voto para presidente da Assembleia Legislativa, do ex-concorrente Serafim Corrêa (PSB)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar