Pesquisar
Close this search box.

A rica história de São João del Rei

São João del Rei é uma cidade histórica incrustada na região do Campos das Vertentes, uma área predominantemente montanhosa de Minas Gerais. Apesar dos inúmeros atrativos naturais e históricos, ela é mais conhecida pela produção de minérios como areia, calcário, quartzito, quartzo, argila, cassiterita, manganês, nióbio e tántalo. E dos metais estanho e ouro. É uma das principais unidades produtoras de ferro-gusa e ferroligas do sudeste e possui 11 empresas industriais de extração mineral.

Por conta disso, Seu artesanato em metal amarelo, de raiz indiana, é belíssimo. Os objetos de cobre são sempre utilitários, como também os de ferro. A madeira, hoje, é sempre trabalhada em pequenas peças como cantoneiras, cabides, pequenas cadeiras portuguesas e uma infinidade de artigos.  

No artesanato de São João del Rei e região destacam-se os bordados, rendas de abrolhos e trabalhos em crochê de feitio simples mas com a garantia de serem “feitos à mão”. O artesanato ainda produz móveis rústicos e objetos de estanho copiados de modelos antigos (medievais), a preços acessíveis (tenham cuidado com a qualidade dos objetos muito baratos). 

A região conta ainda com 15 empresas de beneficiamento de leite. As principais atividades econômicas de São João del Rei são o comércio e a prestação de serviços em geral, as indústrias (mobiliário, produtos alimentícios, vestuário, calçados, esquadrias, estruturas e artefatos de metal, móveis coloniais e modernos, peças de estanho, queijo mineiro e a famosa pinga.), os bares e lanchonetes e os profissionais liberais em exercício.

Os atrativos turísticos são muitos. Entre eles, a famoso Maria Fumaça, que percorre 12 quilômetros de trilhos em cerca de 35 minutos pela Serra de São José. Passeio que o turista não pode deixar de fazer, até porque o custo do ingresso é bem popular. 

E como toda cidade mineira, as atrações religiosas são em grande número. A começar pela Catedral N. S. do Pilar, a única da cidade que tem altares com telhas douradas. A Igreja de N.S. do Carmo, com características de várias fases do barroco, também se destaca. Assim como a igreja de São Francisco de Assis, que guarda na parte de trás de seu prédio o túmulo do ex-presidente Tancredo Neves.

São João del Rei tem ainda quatro museus que merecem ser visitados. O Museu Ferroviário, que conta a história dos trens que cortavam o Estado na época do ouro; o Museu de Arte Sacra, que guarda a história religiosa da região; o Museu de Arte Regional, dedicado ao artesanato; e o Museu do Estanho John Somers.

SALÃO DE ARTESANATO 

O Governo do Tocantins está com as inscrições abertas para o processo de seleção de artesãos interessados em participar do 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras. O evento ocorrerá no período de 27 a 31 de outubro, em Brasília, seguindo protocolos de prevenção à Covid-19. De acordo com o edital que regulariza a seleção, serão disponibilizadas quatro vagas para artesãos individuais (pessoa física), e sete para pessoas jurídicas, sendo duas vagas para associações de etnias indígenas e duas para associações que trabalham com a matéria-prima capim dourado.

ESPANHA ABERTA

Boa notícia para os turistas brasileiros. Os viajantes com protocolo de vacinação completo já podem viajar para a Espanha, segundo o Escritório de Turismo Espanhol. Com isso, o turismo espanhol segue o mesmo caminho de Alemanha, França, Suíça e Islândia, já abertos para brasileiros e outras nacionalidades vacinados. Os turistas terão que apresentar prova de vacinação com algum dos imunizantes aprovados na UE ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No caso do Brasil, as vacinas aqui aplicadas são aprovadas pela OMS, incluindo a Coronavac.

CABRITO A LA CRUZ

Foto: Divulgação

A Argentina está investindo na divulgação de seus atrativos turísticos. E um deles vem de Santiago del Estero, onde a gastronomia local oferecer a oportunidade de desfrutar de uma iguaria que já ultrapassa fronteiras: o cabrito a la cruz, um prato os sabores típicos da região com uma tradição de Santiago del Estero. Nesse sentido, Eulogio Sánchez, conceituada churrascaria das Termas de Río Hondo, encanta os adeptos do Visit Argentina por meio de uma verdadeira viagem gastronômica a Santiago. Após cozimento de três horas, é só degustar esse prato que só é encontrado na região. 

CONNECTION EXPERIENCE

Foto: Divulgação

Faltam 15 dias para a imersão exclusiva e completa no Connection Experience. O evento acontece nos dias 9 e 10 de setembro, em Canela (RS). Na programação, cada painel será de, em média, 20 minutos de duração. Ao longo das explanações, haverá intervalo para networking. O evento ocorrerá na modalidade híbrida e no período da manhã, os painelistas nacionais e internacionais apresentarão seus conteúdos ao público exclusivo de 250 pessoas que estarão de forma presencial no Garfo e Bombacha. O valor da inscrição on-line é R$249,90. 

PRÊMIO CAIO

Sinônimo de excelência, o Prêmio Caio é a premiação mais importante e completa da indústria de eventos no Brasil. O Prêmio tem como missão promover, difundir e aprimorar a utilização de uma das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing à disposição das empresas: a promoção comercial, o live marketing, o turismo de negócios e os eventos, elegendo as melhores empresas, profissionais e empreendimentos destes setores no país. Podem eventos ocorridos e serviços prestados de 1º de julho de 2020 até 30 de junho de 2021. Inscrições até 30 de agosto de 2021.

NATAL LUZ 

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

A segurança dos espectadores, artistas e equipes de apoio tem sido uma das preocupações da Gramadotur, organizadora do 36º Natal Luz de Gramado. É o primeiro evento público que teve seus protocolos de prevenção ao coronavírus aprovados pelo Governo do Estado. Anteriormente, somente eventos privados tinham obtido esta autorização. Os protocolos de biossegurança preveem uma redução da capacidade de público para 30% do que seria previsto nos cinco principais espetáculos. Outras exigências que deverão ser cumpridas são a disponibilidade de álcool em gel, distanciamento e uso de máscaras.

CRESCIMENTO

A pesquisa “Desafios das Agências de Turismo”, realizada entre junho e julho pelo Sebrae em parceria com a ABAV Nacional, destaca uma previsão de aumento no faturamento superior a 50%, contra apenas 14% que vislumbram queda, mantendo também expectativa de crescimento em novas contratações até dezembro de 2021. Dentro do universo da pesquisa, os resultados do recorte referente às associadas à ABAV revelaram que o emprego de profissionais qualificados e maior preparo dos empresários na gestão dos negócios estão fazendo a diferença na travessia da crise.

Foto/Destaque: Pedro Vilela / Agencia i7

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar