Pesquisar
Close this search box.

A Palavra de Deus mais próxima do leitor

A partir de 28 de agosto, todos aqueles que se interessam pela Bíblia Sagrada poderão consultar o texto bíblico em diferentes traduções e em uma única plataforma. “Esta foi a data que escolhemos para marcar o lançamento do Minha Bíblia SBB, um aplicativo que inovará a maneira de se acessar o conteúdo bíblico”, comemora Paulo Teixeira, secretário de Tradução e Publicações da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), destacando que esta é a primeira vez que a consagrada tradução Almeida Revista e Atualizada é disponibilizada gratuitamente em um aplicativo. Repleto de diferenciais e com download gratuito, o App será apresentado no XI Fórum de Ciências Bíblicas, que acontecerá no Centro de Eventos de Barueri – Museu da Bíblia, em São Paulo.
A iniciativa da SBB faz parte de um projeto global liderado pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), que disponibilizará o App da Bíblia contendo as Escrituras nos idiomas e grafias de mais de 200 países. A escolha do Fórum de Ciências Bíblicas para a apresentação da novidade se deve à natureza acadêmica do evento. “Lançá-la no Fórum demonstra que também no desenvolvimento de um aplicativo a SBB mantém um elevado padrão de qualidade e excelência, pois se trata da Palavra de Deus e as pessoas que vão acessá-la merecem isso”, explica Teixeira.
O público brasileiro poderá utilizar, gratuitamente, quatro traduções da Bíblia em português: Almeida Revista e Atualizada (RA), Almeida Revista e Corrigida (ARC), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) e Tradução Brasileira (TB). E há muito mais. “Estarão disponíveis para compra, dentro do aplicativo, notas e comentários de diversas Bíblias de estudo, que ajudarão o leitor a enriquecer muito a leitura da Palavra de Deus, ganhando em compreensão e profundidade”, informa Teixeira.
Para esta primeira versão do App – disponível para telefone celular com sistema operacional Android ou iOS (Apple) – serão oferecidos notas e comentários das seguintes Bíblias de estudo: Almeida (RA); NTLH; Plenitude (RA e ARC), MacArthur (RA); Conselheira (NTLH); Família (RA) e Missionária (RA). Uma novidade na apresentação dessas Bíblias é a possibilidade de ler a primeira linha de cada nota, mesmo sem comprar a obra.
Uma nova versão está prevista para setembro, quando as SBU iniciarão o lançamento do App da Bíblia em âmbito global. Esta também será compatível com tablets e contará com navegador de versículos na tela do capítulo. A evolução do aplicativo vai continuar, porque outras ferramentas estão em desenvolvimento. “Uma delas, que deverá estar disponível em 2016, permitirá o estudo do texto bíblico praticamente palavra por palavra, conectando cada termo a estudos linguístico-teológicos e a conteúdos multimídia”, antecipa Teixeira.

Rápido e fácil de usar
A SBB investiu na criação de um aplicativo que se caracteriza por ser rápido e fácil para navegar, útil para o estudo pessoal da Bíblia e pode ser utilizado tanto na igreja quanto em casa. Desenvolvido com a tecnologia HTML5, proporciona uma melhor disposição do texto, de acordo com a preferência do usuário. O português e o inglês são os idiomas de interface do App Minha Bíblia SBB, que permite inúmeras funções. Confira algumas das funcionalidades, a partir da criação de uma conta de usuário:

Destacar versículos com cores diferentes
Criar notas pessoais e compartilhar versículos nas redes sociais ou por e-mail.
Diário: área onde todo o conteúdo pessoal criado poderá ser visualizado por data, título e livro bíblico – em ordem canônica.

Mas isso é só o começo. Há muitos outros recursos planejados para as próximas versões do aplicativo, que o tornarão cada vez mais útil para o estudo pessoal da Bíblia. Após a chegada da segunda versão, em setembro, a previsão é que a cada três ou quatro meses haja novidades.

Um projeto global
O secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação da SBB e diretor global de Parcerias e Comunicação das SBU, Erní Seibert, lembra que a comunicação digital tem facilitado o acesso às Sagradas Escrituras, mas faltava um aplicativo que tanto trouxesse a Bíblia, quanto permitisse e promovesse o estudo e o relacionamento do leitor com a Palavra de Deus em qualquer lugar do mundo.
A novidade deverá beneficiar dois grupos: leitores da Bíblia em geral e estudiosos. “Com este aplicativo, o leitor poderá fazer sua leitura diária, usar a Bíblia como fazia na versão em papel, enquanto o acadêmico poderá aprofundar seu conhecimento e imergir no mundo bíblico de uma maneira que só é possível por meio do avanço da tecnologia”, observa Seibert.
Participam do projeto piloto das SBU, além da SBB, as Sociedades Bíblicas dos Estados Unidos, África do Sul, Israel, Canadá, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Coreia, Cingapura e Taiwan, além do Centro Latino-americano para o Desenvolvimento e a Promoção de Escrituras (Celadepe), que reúne Sociedades Bíblicas de 20 países das Américas.

A SBB
A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade beneficente de assistência social, de finalidade filantrópica, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas desenvolve programas de assistência social em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”.
A SBB faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial fundada em 1946 com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU reúnem 146 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios. Essas entidades são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.

Informações sobre pontos de venda podem ser obtidas pelo 0800-727-8888.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar