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A isca de cada dia no mar da web

Você sabia que, segundo a agência de marketing digital We Are Social, o Brasil é a terceira nação que passa mais tempo na internet? Então, com base nisso, você acha que Marketing Digital é investimento ou gasto? Para mim, esta é uma resposta óbvia, mas para muita gente a resposta imediata é gasto! Quando eu lembro que cursei a faculdade de Propaganda e Marketing em 2002 e quando se falava em anúncios costumava ser inserção na rádio, outdoors, comerciais de televisão e o custo disso era absurdo e hoje você consegue fazer um anúncio no facebook ou instagram gastando R$ 6,00 por dia é surreal imaginar que alguém acha que isso é gasto.

Dos 204 milhões de brasileiros, 54% são usuários ativos da internet e costumam passar 3h47 do dia navegando nas redes sociais. O brasileiro já está condicionado a pensar digital. Se ele quer saber alguma coisa ele pergunta pro Google, se você não está anunciando você acabou de perder um clique para o concorrente. Ás vezes estamos conversando com um amigo sobre qualquer produto ou serviço e do nada, o facebook mostra um anúncio sobre assunto em questão e se você não está anunciando você perdeu outro clique para o concorrente. A gente sabe que para o pequeno empreendedor, ainda mais quando está começando, o recurso costuma ser limitado e o medo de investir este pouco recurso de forma errada paralisa qualquer tentativa de se aventurar no tráfego pago. Mas hoje eu quero abrir a cabeça de vocês e mostrar que Marketing Digital é o melhor amigo do seu negócio.

Por que investir no Marketing Digital?

Bom, eu parto do seguinte pensamento: digamos que você tem uma emissora 24h por dia que é o Instagram da sua empresa, nele você tem a possibilidade de passar o dia inteiro informando seus clientes e seguidores através dos stories, feed, reels, IGTV, lives e todos os recursos que as redes sociais proporcionam na palma da sua mão. Porém, a sua escolha para usar todos estes recursos foi fazer um story no dia e um feed na semana. Em uma conta básica descobrimos que a semana tem 604.800 (seiscentos e quatro mil e oitocentos) segundos, cada quadradinho de stories tem 15 segundos, dividindo o número total por 15, são 40.320 (quarenta mil, trezentos e vinte) stories para você usar a vontade em favor de promover a sua marca, então porque se limitar a fazer um por dia? Será mesmo que se você utilizasse a sua rede social, focada exclusivamente em atrair novos clientes, não traria resultados surpreendentes?

Fale com o cliente em potencial

O mais incrível sobre o marketing nas redes sociais é a quantidade de dados que você possui para criar um anúncio direcionado ao seu potencial cliente. Imagina que antes as grandes agências colocavam grupos de pessoas nas ruas entregando panfletos a todo mundo que passasse, sem nenhum critério ou informação sobre personalidade, gostos, características e interesses daquele potencial cliente que está recebendo o panfleto. Com o marketing digital, é possível interagir com qualquer faixa-etária que você queira anunciar, qual gênero, região, gosto musical, renda, grupo social, marca de celular possui. É possível você conversar apenas com o público que te interessa e por isso o custo é menor e o resultado muito mais interessante.

O seu concorrente já está na internet.

Você talvez ainda não esteja online, mas a única certeza que nós temos é que o seu concorrente está. E cada dia que o seu concorrente usa as redes sociais dele, o seu negócio, meu amigo, morre um pouquinho mais. Então, caso você esteja em dúvida se o marketing digital vai te ajudar ou te atrapalhar, pense que só o fato de você não está no Google e nem no Instagram, você já está sendo engolido pela concorrência.

Atraia mais clientes com menor investimento.

Para mim, uma das maravilhas das redes sociais é a criação de conteúdo como isca digital. Imagina: você cria um conteúdo, posta e seus seguidores começam a interagir e marcar potenciais clientes nas suas redes, fazendo aquelas indicações básicas com custo zero. Claro que não é custo zero, não é mesmo? Porém, tendo em vista que você não gastou dinheiro para produzi-lo é um ótimo custo-benefício. As suas maiores moedas na criação de conteúdo é o TEMPO e o CONHECIMENTO, se você souber equilibrar esses dois, você tem tudo que precisa para criar iscas digitais que funcionam e engajam cada vez mais seus seguidores.

Aumente o seu alcance

Hoje em dia, dependendo do modelo de negócio, qualquer empresa pode atender em qualquer lugar do mundo e a melhor forma de divulgar seu negócio em larga escala é através do marketing digital. De médico a professor, de produtos a serviço, a sua empresa pode atender online e prestar um ótimo serviço, com credibilidade e qualidade superior a empresa que fica próxima a casa do cliente.  Estar online é uma forma rápida e barata de escalar o seu modelo de negócio.
Eu, particularmente, só consigo pensar em motivos mais do que positivos para atuar no Marketing digital, porém eu sei que muito empreendedores ainda têm medo e enfrentam diariamente diversas objeções e até crenças limitantes que os impedem de enxergar as redes sociais como a melhor estratégia para vendas no mercado de hoje. Quer ver um exemplo?

“Eu confio mais no cara a cara”

Eu costumo dizer que esta frase já vem com uma idade definida. Costumam ser palavras do tio, do pai, do avô ou de qualquer outra geração que não conviveu com a internet o suficiente para entender que este discurso não tem mais espaço na sociedade atual. Hoje, tudo é digital!

“Não tenho muito dinheiro para investir”

Essa é a que eu mais gosto, porque geralmente a pessoa não sabe nem quanto custa, mas já diz que não tem dinheiro e que não pode investir. No marketing digital não tem essa de não ter dinheiro. O marketing digital não é gasto, é investimento. Se você perder dinheiro é porque a ação não foi bem feita. Conheço pessoas que pagam de R$ 800 a R$ 1600 reais por mês a agencias ou social mídias e através de campanhas direcionadas conseguem trazer o dobro e até o quádruplo em vendas. Mas isso não significa que você tem que ter R$ 1600 reais para investir, significa apenas que você tem que entender que se você vai investir R$ 50 reais que seja, é provável que você recupere esse valor em vendas ou em aquisição de novos clientes. O importante é que não dá para separar esses valores como se fossem coisas distintas. Você não está comprando algo, você está fazendo um investimento e este investimento pode trazer benefícios diferentes como reconhecimento de marca, potenciais clientes, mídia espontânea em uma rádio ou televisão, criação de autoridade para o dono da marca, venda de um produto na loja ou até a entrada de um famoso na sua marca porque viu o seu anúncio.

Não existe fórmula certa, você precisa começar a anunciar e testar para onde sua empresa está indo e o DNA do seu negócio está te levando. Todo dia é uma nova oportunidade de atrair novos clientes quando se está no Digital. Pense nisso!

Foto/Destaque: Divulgação

Raquel Omena

é especialista em negócios digitais, editora da coluna Mais Empresárias
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