4 de dezembro de 2021

No fim das contas o que mais conta na liderança é o quanto ela tem influência para fazer com que as pessoas façam o que precisa ser feito. Simples nas palavras, mas bem complexo na aplicação prática. 

Tantas são as pessoas que desejam ter influência, sejam gestores, empresários, pais, líderes religiosos e outros, que com a autoridade conseguiriam impulsionar melhor os objetivos das relações. No entanto, desejar não é suficiente, e ter influência não acontece porque se tem o status, um cargo ou uma posição hierárquica.

Influência é ter a autoridade que somente com conquista pessoal é capaz de gerar confiança, respeito, lealdade, credibilidade, admiração e tantos outros sentimentos na direção de quem tem este poder. Não tem como pagar influência, pois ela não pode ser imposta, não pode ser exigida e não pode ser trocada. 

Os verdadeiros líderes são capazes de influenciar pessoas através de seus valores, através de seu exemplo e referência, e assim garantir a mobilização em torno de uma causa, de um propósito.

Se você se posiciona como alguém que apenas manda e seus liderados obedecem, repense sua forma de liderar, pois o que você tem não é influência, é capacidade de gerar o medo nas pessoas que fazem por necessidades, por receio, por submissão, e não por admiração e colaboração. Influenciar vai muito além de fazer obedecer!

É possível que você pense: Mas é possível desenvolver esta influência que os líderes têm? As pessoas nascem líderes ou se tornam líderes?

Embora algumas pessoas possuam habilidades de liderança mais naturais que outras, liderança pode ser desenvolvida com uma construção diária e uma disposição em passar pelos estágios de desenvolvimento, afinal, ser líder não é uma coisa que acontece da noite para o dia, você deve se preparar diariamente, ir melhorando seus resultados a longo prazo e se aperfeiçoar continuamente.

Se espera ter resultados de curto prazo na sua influência como líder, não terá sucesso. É preciso acreditar na lei do processo e gradativamente ir conquistando a habilidade de mobilizar pessoas pelo espelho de suas próprias ações de entregas e relacionamentos.

Neste sentido, eu gosto muito da frase que diz que qualquer pessoa pode conduzir o navio, mas apenas um líder pode definir o percurso. Os influenciadores conseguem ver o destino antes da viagem começar e é esta visão que leva as pessoas a entrarem em alto mar sem tanta previsibilidade, mas com confiança em que as conduz.

A influência adquirida tem este poder de através do planejamento da visão do líder, percebendo os obstáculos antes de surgir no horizonte, envolvem as pessoas certas e vislumbram a chegada ao destino, e todos no barco confiam nesta condução mesmo que na tempestade.

Posso até arriscar dizer que um bom influenciador não segue rotas tão pré-definidas, ela as constrói como um navegador, por isto, inspira tanto as pessoas a segui-lo. Um convite aos líderes para planejarem-se e engajarem seu time no projeto do plano e ação colaborativa para resultados coletivos.

Um outro aspecto que considero bem relevante para influência é ter o propósito genuíno de agregar valor à vida das pessoas. O líder e sua equipe devem ter uma relação de troca, onde um se faz necessário ao outro, gerando impactos positivos ou negativos na vida e nos processos que se estabelecem nesta relação. Se você deseja ser um bom líder, de forma que as pessoas sejam influenciadas positivamente por você, deve adicionar à vida delas. Procure saber se hoje você soma ou diminui como líder.

Igualmente importante é entender que não será possível influenciar se as pessoas não confiarem em você. É impossível gerir uma equipe sem que esta tenha confiança no líder. Escutei ou li em algum lugar e compartilho deste pensamento de que confiança é como troco no bolso do líder, toda vez que você tem uma atitude positiva esse troco aumenta, quando tem uma atitude negativa o troco diminui. Quando seu troco acaba, você não é mais líder e sua influência escorreu pelas mãos.

Eu pergunto: Como anda o saldo da sua “conta” com sua equipe? Existe crédito de confiança entre vocês? Esta será a sua base para qualquer movimento de influência. Pense nisto e comece a investir certo. 

As pessoas naturalmente seguem aqueles em que elas confiam. 

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email