A importante missão de nossos vereadores

José Fernando Pereira da Silva – Assessor Econômico

E-mail: [email protected]

O nosso País comemorou efusivamente o resultado de nossa eleição, mais conhecida como eleições municipais, transcorrida dentro da normalidade, numa evidente demonstração do fortalecimento de nossa democracia, aspiração de todos nós brasileiros.

Entrementes, o que nos chama atenção que grande parte dos eleitores, em recente enquete não soube explicar qual é a verdadeira função do vereador, tampouco questionou sobre sua real e imprescindível importância para a organização de uma metrópole.

Dentro de uma visão geopolítica de desenvolvimento da Amazônia a Cidade de Manaus, do ponto de vista espacial, sua localização é a mais estratégica dente as capitais amazônicas. Assim sob os aspectos da integração geográfica/econômica com os grandes mercados do norte (Américas e Caribe), abertura para o mercado comum europeu através das possessões europeias  na região e o recém ingresso do Pais no Mercado Comum Europeu, a cidade de Manaus está vocacionada à transformar-se em um grande polo gerador de negócios dos mais variados setores, desde um amplo programa de desenvolvimento do TURISMO ECOLÓGICO (face as condições ambientais o estado do Amazonas é detentor do monopólio deste produto), passando pelo fortalecimento das atividades comerciais e industriais.

Com a interligação da BR-174 à BR-319 – portanto a circulação da riqueza –  Manaus fatalmente sofrerá forte impacto modernizante, onde a velocidade, natureza, descontinuidade das mudanças nas práticas ambientais predatórias e inovações tecnológicas, impõem a organização publica a necessidade de adaptação e modernização constante.

Nesta tarefa virá a necessidade de redimensionar a função da Câmara Municipal, onde os vereadores deverão abandonar a estreita visão do micro gerenciamento vocalizado – até então de presença muito forte nas recentes legislaturas – via de regra, resultaram em impulsos imediatos para solução de pequenos problemas para elaboracao de macro projetos de longo prazo.

Os desafios que se apresentam para nossa Cidade, indicam que a mesma deverá ser dirigida segundo valores sociais desejáveis, operacionalizados através de programas e metas especificas a serem alcançados. O alcance dessas metas exige planejamento, programação orçamentária e elaboração de projetos de longo alcance, para aos quais se torna imprescindível o domínio tecnológico, o conhecimento da realidade presente e das suas necessidades futuras.

Portanto os vereadores deverão estar conscientes de que a definição de valores especiais desejáveis, dos objetivos gerais a serem perseguidos é prerrogativa inalienável da organização pública. Assim, num sistema pluralista, o domínio tecnológico, a atualização constante dos novos métodos produtivos e o conhecimento sistemático da realidade presente, são os principais instrumentos sem os quais torna-se impossível a intervenção dirigida no meio organizacional.

Por outro lado, as organizações governamentais não são autossuficientes na produção ou domínio da tecnologia necessária a consecução de suas metas. Esses conhecimentos estão dispersos nas mais diversas instituições especializadas. Daí a necessidade de maior articulação com as entidades detentoras do conhecimento, onde as mesmas deverão ser buscadas, principalmente nos fóruns acadêmicos.

O planejamento urbano de Manaus, contempla pelo menos cinco grandes projetos: O Sistema Viário, O Plano de Circulação de Veículos, Projetos Paisagístico de nossos Igarapés e Urbanização do Centro Histórico, a utilização da Planta de Valores e o projeto educacional voltado para Ensino Profissionalizante, além do programa de Abastecimento e Saúde Preventiva.

Neste planejamento global, denota-se que a especialização das funções inerentes do sistema organizacional moderno, gera atividades administrativas interdependestes, que necessitam de equilíbrio constante para o atingimento desses objetivos.

Destarte a co-participação dos Vereadores nesta função é primordial.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email