Pesquisar
Close this search box.

A importância da cidadania na pandemia

Divulgação

Lembram o que é cidadania? Aprendemos que cidadania é o exercício de direitos e deveres, individuais ou coletivos, por parte de uma pessoa ou de várias que vivem em sociedade. Em tempos normais gritamos por nossos direitos à educação, à segurança, à saúde e a uma vida digna. Afirmamos que ao pagar nossos tributos o Estado tem a obrigação de proporcionar serviços públicos de qualidade. Deixamos claro que sabemos muito bem quais são nossos direitos e às vezes, só às vezes, esquecemos nossos deveres.

E em tempos de pandemia, temos os mesmos direitos? Sim, nossos direitos permanecem e devem continuar sendo cobrados. Contudo, os deveres do cidadão também permanecem e nessa hora não podem ser esquecidos de maneira nenhuma. Durante uma pandemia diversas regras sanitárias e medidas restritivas são impostas pelo Estado e precisam ser cumpridas por todos.

Usar máscaras, evitar aglomerações e apertos de mãos, ficar em casa se for possível, lavar sempre as mãos, usar álcool em gel e tantas outras orientações e determinações são repassadas pelos governos com o claro objetivo de proteger a população do contágio.

É nessa hora que os deveres do cidadão devem ser exercidos por cada um de nós com a mesma força que cobramos os nossos direitos. Não abrimos mão dos nossos direitos e também não devemos deixar de cumprir com nossas obrigações.

A pandemia está exigindo que sejamos cidadãos de uma forma plena, não somente pedindo uma atuação mais efetiva dos governos na prestação de serviços de saúde pública, mas no cumprimento dos deveres impostos com o objetivo de se "achatar" a curva de contágio. 

Em momentos de dificuldades, como esse, é que a nossa coexistência exige que sejamos mais fortes como sociedade. É quando o dito popular “o seu direito acaba onde começa o dos outros” se mostra vivo e necessário, repleto de bom senso, ética, valores morais e legais.

No combate ao Covid-19 a cidadania é o diferencial em qualquer cidade, estado ou país. Sejamos cidadãos de forma plena. Façamos nossa parte. Façamos o que for possível para o bem-estar coletivo, sem menosprezar os fatos e sempre acreditando que é possível ajudar. A cidadania é a melhor defesa contra esse mal. Então, sejamos cidadãos!

Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Crédito: Divulgação

Em razão da pandemia, suas restrições sanitárias e seus impactos na sociedade, a Coordenação-Geral do Prêmio informa a todos que, nesta edição, excepcionalmente, não haverá evento presencial de lançamento.

As inscrições para a 9ª edição serão abertas a partir da 1ª semana de junho e seguem até o final de setembro para as categorias escolas, instituições, tecnologias e imprensa.

Consulte o Regulamento 2020 no site www.premioeducacaofiscal.org.br e compartilhe a iniciativa que, anualmente, valoriza práticas que atuam com as temáticas da função social dos tributos, da qualidade do gasto público e do acompanhamento do retorno dos recursos públicos à sociedade.

Cursos gratuitos

Crédito: Divulgação

A ESAFI – Escola de Administração e Treinamento do Espírito Santo está disponibilizando a Websérie Administração Pública vs Covid-19, com os Temas: Licitações e Contratos, Orçamento de guerra, Covid-19 & Compras Públicas, entre outros.

Para informações e inscrições: https://www.esafionline.com.br/

Livros gratuitos

A Embrapa Hortaliças disponibiliza livros para download gratuito no seu portal. Os livros, que ficarão disponíveis por trinta dias no portal da Embrapa Hortaliças, tratam de temas que vão desde o Manual de Produção de Hortaliças a Plantas Aromáticas e Condimentares.

Webinar Medidas Tributárias para São Paulo

Nesta quinta-feira, 14/05 – 17h, proposta com 12 medidas tributárias emergenciais para enfrentamento da Covid-19

Realização: Egesp e Movimento Viva Urgente.

Transmissão: Inscreva-se e assista pelo Youtube Movimento Viva: https://bit.ly/movimentoviva

Ou pelo Youtube da Egesp: https://bit.ly/escoladegovernosp

Fonte: Augusto Bernardo Cecílio e Moisés Hoyos

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar