Pesquisar
Close this search box.

A GS1 e o ENCAT promoverão treinamento exclusivo para Auditores Fiscais do Fisco dos Estados

Na modalidade online, evento será gratuito e disponibilizará certificados aos participantes

A GS1 (Associação Brasileira de Automação) organizou junto com o Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat) um treinamento voltado para os quadros dos Fiscos Estaduais no dia 14 de setembro, das 15h às 17h. A iniciativa visa contribuir com a atualização das equipes quanto à importância da chave de identificação GTIN.

O GTIN é a parte numérica do código de barras, usado no varejo físico e on-line para identificação de produtos.

Para participar, basta se inscrever use o link https://cutt.ly/qWhM3nI. A capacitação acontecerá via aplicativo Zoom. O evento será gratuito e disponibilizará certificados aos participantes. Confira a agenda abaixo. 

  1. Institucional GS1/ GS1 no mundo e no Brasil/ Pilares do Sistema GS1
  1. Chaves de identificação básica (GTIN-8/ GTIN-12/ GTIN-13 e GTIN-14)/ O que é?/ Formação do “número” do código de barras/ Estrutura numérica/ Terminologias e Simbologias
  1. Regras de Alocação de GTIN/ Regras de alocação de GTIN/ Ferramenta de Suporte de Decisão    
  1. GPC – Classificação Global de Produtos/ O que é?/ Estrutura e aplicação     
  1. Cadastro/ Cadastro Nacional de Produtos/ Integração CNP – CCG
  1. Discussões/ Os estados podem compartilhar iniciativas internas utilizando os padrões/ GS1 e dados do CCG. 

Receita Federal e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural publicam cartilha sobre o eSocial e a EFD-Reinf

Homem sentado na grama

Descrição gerada automaticamente com confiança média

A Receita Federal fez uma parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – para publicar cartilha com informações importantes sobre o eSocial e a EFD-Reinf. A cartilha é direcionada aos produtores rurais e pode ser acessada pelo link https://cutt.ly/vWh0sUJ 

Resultado do projeto tem entrevista com o Auditor-Fiscal Alex Mendonça da equipe do eSocial e está disponível no portal da CNA (Confederação Nacional da Agricultura, no link: https://cutt.ly/eWh1W6V 

Interface gráfica do usuário, TextoDescrição gerada automaticamente

(Essa imagem é obrigatória)

No https://conectesus.saude.gov.br/home é possível acessar de forma rápida, fácil e segura o registro de tomada da primeira e segunda dose da vacina que protege contra a covid-19.

Para acessar os dados relativos à carteira de vacinação é preciso ter cadastro no sistema https://www.gov.br/pt-br. Faça o cadastro em https://cutt.ly/aWhMesx e depois entre no Conecte SUS, informe o login (CPF) e a senha. Escolha o ícone vacinas e clique em Carteira de Vacinação Digital.

Quem já completou o esquema vacinal pode gerar o Certificado de Vacinação, clicando na seta ao lado do registro das doses.

Fica a dica para quem perdeu o cartão de vacinação ou não está com ele em mãos e precisa dessa informação com urgência.

Confira hoje as iniciativas da Semana i-NovaReceita 2021

Hoje, a Receita Federal apresentará ao vivo os projetos Consulta Eletrônica de Processos, Declaração do Imposto de Renda Pré-preenchida, Malha Pessoa Jurídica, Reconhecimento Facial nos aeroportos internacionais e Destinação de Mercadorias Apreendidas.

As iniciativas serão apresentadas pelos representantes de cada Subsecretaria que compõe a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil: Subsecretaria de Arrecadação, Cadastros e Atendimento, Subsecretaria de Tributação e Contencioso, Subsecretaria de Fiscalização, Subsecretaria de Administração Aduaneira e Subsecretaria de Gestão Corporativa.

O Evento será transmitido ao vivo no canal da Receita Federal no YouTube (https://www.youtube.com/user/TVReceitaFederal) dia 1º de setembro às 09h. Inscreva-se no canal e fique por dentro do que ocorre na Receita Federal.

Venha conferir!

Homem de terno e gravata e letras brancas

Descrição gerada automaticamente

(As duas imagens são obrigatórias)

“A Cidadania Fiscal é um importante instrumento de conscientização da sociedade sobre os seus direitos e deveres fiscais. A tributação é o principal dever de cidadania, pois sem ela restará inviabilizada a concretização dos direitos fundamentais.

A tributação é o principal instrumento financeiro que possibilita o alcance dos princípios, fundamentos e objetivos do país. Afinal, é por meio dos recursos públicos que é possível construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos.”

Eduardo Badaró Fernandes, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e Delegado da Delegacia da Receita Federal em Manaus.

Conheça o Portal TAXEDU – Educação Fiscal na União Europeia

Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

O nome do portal – TAXEDU – deriva das palavras ‘Imposto’ e ‘Educação’ e é um projeto piloto da União Europeia. O seu objetivo é educar os jovens cidadãos europeus sobre os impostos e como isso afeta as suas vidas. 

As informações são transmitidas através de jogos, material de e-Learning e clips de microaprendizagem para que os jovens europeus possam aprender sobre os impostos nas suas diferentes formas de uma forma divertida e envolvente. O Portal também possui o “canto do professor” e oferece recursos, dicas e truques para ensinar sobre a importância dos impostos.

Os objetivos do portal TAXEDU são: contribuir para a educação fiscal dos jovens cidadãos europeus; reduzir a evasão e a fraude fiscais em toda a Europa, através de uma melhor informação e educação nesta área; fornecer aos cidadãos europeus informações sobre os serviços e instalações que são possíveis graças aos impostos (educação, cuidados de saúde, etc.).

O projeto foi inicialmente liderado pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia (Direção-Geral da Fiscalidade e Alfândegas. Agora é apoiado pela Direção-Geral da Fiscalidade, União Aduaneira (DG TAXUD) e pelas Administrações Fiscais Nacionais.

Conheça a Educação Fiscal de outros países, conheça o Portal TAXEDU através do link https://europa.eu/taxedu/home_en 

Contato da coluna

[email protected] ou  [email protected] 

Foto/Destaque: Divulgação

Augusto Bernardo

é auditor fiscal de tributos estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas e educador. Foi um dos fundadores do Programa Nacional de Educação Tributária (atualmente nomeado de Educação Fiscal).
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar