Pesquisar
Close this search box.

A estranha filmagem do vice

Divulgação

Grupos de whatsapp foram sacudidos na manhã de ontem por um vídeo distribuído largamente, em que o vice-governador Carlos Almeida (PTB) aparecia saindo de um prédio, com uma bolsa a tira-colo, que se insinuava estar cheia de dinheiro. Poucos minutos depois ele próprio gravou outra peça, com a mesma roupa e ao lado da mesma valise, em que mostrava o que carregava – crepioca e whey protein – e prometia descobrir e levar à punição quem o filmou. De fato foi uma situação no mínimo estranha. O “cinegrafista” aparentemente estava posicionado para esperar pelo político, o que levantou suspeitas de que ele poderia estar sendo seguido. Nos bastidores da política, ainda existem muitas especulações sobre os motivos que o levaram a pedir a exoneração do cargo de chefe da Casa Civil, na última segunda-feira (18). Considerado incisivo e inflexível em alguns casos, Almeida ganhou desafetos nos últimos 16 meses. Resta saber se o vídeo é uma reação destes.

Preocupante

O que ninguém previa aconteceu: os casos confirmados de Covid-19 no interior do Amazonas já são mais numerosos que os da capital, isso se considerados os números totais. Considerando-se apenas os últimos dias, a proporção é de oito testes positivos nos municípios para cada três em Manaus. Uma inversão total, que indica o agravamento da situação em praticamente todas as cidades interioranas.

Chamamento

O Governo do Amazonas está com chamamento público aberto para empresas interessadas em vender material farmacológico ao Estado. O processo é realizado pelo Centro de Serviços Compartilhados, que passou a concentrar os processos de compras da Secretaria de Estado de Saúde, inclusive os de dispensa de licitação. Os interessados devem enviar as propostas até o horário das 11h (horário local/12h–horário de Brasília),  da sexta-feira (22). A forma de encaminhamento das propostas será pelo e-mail do CSC-AM ([email protected]).

Inspeção

A conselheira Yara Lins dos Santos, relatora das contas da Secretaria de Estado de Saúde no biênio 2020/2021, informou aos membros do Tribunal de Contas do Amazonas que a inspeção extraordinária na Susam foi concluída na última semana e que aguarda resposta aos questionamentos feito pela comissão de inspeção à pasta.

Oncologia

Os anais do 5º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia estão publicados na Revista Brasileira de Cancerologia 2020, do Instituto Nacional de Câncer. O evento é realizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, reunindo a cada dois anos, em Manaus, pesquisadores de todo o Brasil e sendo considerado o maior evento na região Norte sobre o tema.

Saúde mental

Colocando o Amazonas como um dos estados pioneiros na realização de ações efetivas de combate ao novo coronavírus, a Universidade do Estado do Amazonas, em parceria com um grupo de profissionais de outras instituições locais, publicou nesta semana o Plano Estratégico Emergencial de Saúde Mental para Enfrentamento da Covid-19. A medida concentra conhecimentos, recursos e solidariedade para construir uma resposta integrada e com embasamento científico.

Doações

O Governo do Amazonas recebeu mais de 140 mil Equipamentos de Proteção Individual e materiais que foram doados por empresas privadas ao sistema público de saúde. As doações vão auxiliar no enfrentamento ao novo coronavírus no Estado. Dentre os itens doados estão máscaras, aventais, colchões, travesseiros, fronhas e lençóis. O material foi fornecido por quatro empresas: Ambev, Ball, Carrefour e Klabin.

Repasses

A Secretaria de Estado de Saúde recebeu, neste ano, R$ 78,2 milhões de repasses federais para ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Os valores estão informados no portal da transparência do Governo do Amazonas. As informações sobre a destinação do valor, das contratações, distribuição de insumos e equipamentos serão entregues em relatório à auditoria do Ministério da Saúde, que está desde terça-feira (19), em Manaus.

BIBLIOTECA

O restauro da biblioteca municipal João Bosco Evangelista foi concluído e, tão logo seja possível pôr fim às medidas de isolamento social necessárias nesse período de pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Manaus vai entregar mais um prédio histórico ao convívio da população. A obra integra o pacote de intervenções lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, ainda no ano passado, durante as comemorações de 350 anos da capital.

Frases

“Ganhei um presente.” Regina Duarte, atriz, ao anunciar a troca da Secretaria de Cultura pela direção da Cinemateca

“Adiar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio significa combater as desigualdades”. Eduardo Braga (MDB), senador, comemorando a decisão do Governo Federal, já sinalizada antes pelo Senado

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar