Pesquisar
Close this search box.

A eleição na OAB

No mês de novembro ocorrerão as eleições para as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, uma entidade histórica e importante para a democracia brasileira.

Muitos advogados não enxergam a OAB apenas como um bureau burocrático que emite carteirinhas, certidões e realiza uma questionável prova aos bacharéis.

É uma eleição setorial, valem os conhecimentos e contatos feitos todos os dias. Em eleições passadas muitas vezes a situação se reelegeu, o instituto da reeleição é consolidado e pode se repetir, principalmente aqui no Amazonas, onde quem era oposição passou a ser situação.

Encabeçam as duas chapas por aqui profissionais experientes, com uma conduta profissional e ética irreprimíveis. Mas essa valorosa qualidade basta para garantir uma boa gestão? A resposta óbvia é que não. Então é necessário estruturar-se em alguns pilares e apresentar propostas para a OAB no próximo triênio.

Costumeiramente os apoios se dão por amizade, crença na moral e ética do candidato e até gênero. Quanto às propostas para o próximo triênio, desnecessário dizer que não se gere uma entidade do tamanho da OAB com palavras de ordem. Valorizar o advogado, priorizar a inserção do jovem advogado no mercado de trabalho, defender de forma intransigente as prerrogativas é de suma importância, mas não são pontos de proposta para a gestão do dia a dia.

O que se questiona é se a OAB será gerida como uma entidade corporativa, quase sindical ou de forma empresarial; omo os candidatos avaliam a gestão financeira da OAB nos últimos anos e como mudar; a era digital, com tudo online, se justifica o patrimônio imobiliário que a OAB mantém?; pode-se melhorar a situação orçamentária a ponto de permitir a isenção das mensalidades por um ou dois anos para os jovens advogados; quais os planos para tornar a OAB digital, eliminando papéis e requerimentos por esse meio físico e permitindo que tudo seja realizado pelo site?

Enfim, boa parte dos advogados têm essas preocupações que esperamos sejam respondidas ao longo das campanhas. 

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar