A cuca vai te pegar

Quem já ouviu falar da cuca? Não aquela, do folclore, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, mas do streuselkuchen, doce típico alemão, trazido pelos imigrantes que se instalaram no Sul do Brasil e que aqui, além de ter ganhado o nome de cuca, logo recebeu novos ingredientes, como a banana, inexistente na Alemanha.
Pois a cuca já está circulando entre nós, manauaras, há ao menos dois anos, trazida pelo gaúcho André Bacobis que, junto com a esposa, a amazonense Raquel, começou a produzir o doce para os amigos, os vizinhos e logo a propaganda boca a boca fez surgir a loja de doces ‘Cuca do Gaúcho’, e outros clientes apareceram. Hoje o empreendimento de André e Raquel atende a pedidos em toda a cidade.
“Quem faz as cucas é o André, mas eu ajudo dando dicas, como por exemplo, tendo incluído o cupuaçu e a castanha, aqui de nossa região”, contou.
Streuselkuchen significa ‘bolo de flocos’, no Brasil ‘cuca de farofa’. O doce é uma massa coberta por uma farofa crocante com canela, à base de manteiga, ovos, açúcar e farinha, antigamente preparado somente em ocasiões especiais como Natal, Páscoa e comemorações de aniversários, pois na época em que surgiu na Silésia, região que abrange boa parte da Polônia, e áreas menores da Alemanha e República Tcheca, o açúcar e a farinha eram muito caros.
“O André aprendeu a fazer cucas com a mãe, que deve ter aprendido com a avó, que aprendeu com a bisavó. O doce pode ser feito com dois tipos de massa: de pão e de bolo. Temos muitos clientes gaúchos, e eles preferem a massa de pão, mais tradicionalmente gaúcha, com banana e maçã”, disse Raquel.
“Já o pessoal de Manaus prefere a massa de bolo, com cupuaçu e farofa, mas todas têm boa saída”, comemorou.
A produção e venda de cucas, que começou por acaso, se transformou num negócio para o casal. Atualmente eles mantém uma linha de produção artesanal, em casa mesmo, e só atendem delivery.
“Sempre pedimos para os clientes solicitarem suas cucas com antecedência, marcando hora para entrega, mas se a solicitação for feita pela manhã, dá para entregar à tarde”, avisou.
A loja de doces ‘Cuca do Gaúcho’ funciona na Betânia, de terça-feira (das 9h às 19h) a sábado (das 9h às 14h).
“Estamos planejando abrir um espaço físico da ‘Cuca do Gaúcho’ e montar um cardápio com apfelstrudel, berliner, dampfnudeln, donauwelle, e lebkuchen, entre outros doces típicos da Alemanha, mas por enquanto deixa as pessoas conhecerem bem a cuca”, disse.
Serviço
O que? Loja de doces ‘Cuca do Gaúcho’
Onde? Betânia
Funcionamento: De terça-feira (das 9h às 19h) a sábado (das 9h às 14h)
Informações: 9 9354-2356

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:
Siga-nos
Notícias Recentes

Conversa Fiscal: auditoria na RFB

Linkado, facilitador da comunicação

Nações Unidas promovem curso de combate à corrupção

Mercado projeto estágios em alta até o fim do ano

