Pesquisar
Close this search box.

A crise nos EUA e a economia brasileira

Em meados de 2007, o sistema financeiro internacional passou a acompanhar os desdobramentos de possíveis assimetrias no mercado de crédito imobiliário norte-americano subprime (créditos de risco elevado). A atenção se justificou, por um lado, pelos impactos de problemas de inadimplência sobre as operações de crédito e o conseqüente resultado sobre o balanço das instituições financeiras; e, por outro lado, pelos efeitos de uma possível recessão da economia estadunidense sobre a economia mundial, com destaque para os países emergentes.
Do ponto de vista do mercado de crédito, as expectativas se confirmaram por meio dos resultados nos balanços dos principais bancos americanos. O efeito se estendeu para os mercados europeus, já que muitas instituições possuíam aplicações em operações que envolviam crédito subprime. Os bancos centrais foram obrigados a exercer seu papel de emprestador de última instância, com destaque para o Federal Reserve (FED) – Banco Central americano – e ao Banco Central da Inglaterra, que efetuaram injeções de recursos em instituições financeiras com o objetivo de evitar falências que poderiam, eventualmente, culminar em efeito dominó.
Além disso, foram notadas operações coordenadas simultâneas de vários bancos centrais, no sentido de aumentar a liquidez das principais economias mundiais, por intermédio de compras de títulos e injeção de recursos no mercado. Paralelamente, o processo de redução na taxa de juros posto em prática pelo FED desde setembro de 2007 objetivou ampliar a liquidez da economia e reduzir o custo do crédito.
Sob este aspecto e de forma antagônica, as instituições financeiras brasileiras mostraram-se ilesas à crise, com resultados excepcionais nos balanços e crescimento nos lucros. Felizmente, a crise no mercado americano não contaminou os bancos brasileiros, que apresentaram elevadas taxas de crescimento, mesmo num cenário de queda da taxa básica de juros. Isto se deve, fundamentalmente, à expansão do crédito no mercado doméstico, à diversificação das operações e ao bom desempenho da economia, associados à busca de eficiência. Dessa forma, pode-se afirmar que, a despeito de certa volatilidade no mercado cambial e nos mercados acionários, com a drástica redução nos IPO´s (oferta inicial de ações), a crise norte-americana representou poucos efeitos no sistema financeiro brasileiro.
Com a disposição dos Bancos Centrais em exercer o papel de emprestador de última instância, os efeitos sobre o mercado de crédito foram relativamente absorvidos e as atenções se voltaram às possibilidades da economia norte-americana ingressar em um processo recessivo, além dos possíveis impactos de tal recessão sobre o Brasil e os demais países emergentes. Uma recessão se caracteriza pela queda do PIB (Produto Interno Bruto) por dois trimestres consecutivos e não é de se estranhar que o primeiro trimestre do ano apresente queda em relação ao último trimestre, já que há um efeito sazonal provocado por décimo terceiro salário e vendas de natal que eventualmente podem resultar em uma variação negativa do PIB no primeiro trimestre do ano.
A questão crucial refere-se ao comportamento do PIB americano no segundo trimestre de 2008. Se este período apresentar queda em relação ao anterior, então o país estará em um processo recessivo. No entanto, os indicadores econômicos não permitem, ainda, afirmar que a economia dos EUA está em recessão. Ela pode estar em um processo de desaceleração, o que não significa necessariamente uma recessão.
Tal desaceleração, iniciada já no último trimestre de 2007, pode ser revertida com o processo de redução da taxa de juros dos títulos americanos que, ao remunerarem o investidor em 2,25% ao ano, incentiva as famílias americanas ao consumo em detrimento da poupança, em um comportamento semelhante ao que resgatou a economia dos EUA da crise de 1929, quando o reaquecimento foi motivado, principalmente, pelo aumento do consumo, só que naquela ocasião proveniente do aumento da renda.
Con

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar