Pesquisar
Close this search box.

A CPI pode ser boa para Bolsonaro

Quando a CPI da Pandemia foi instalada, muita gente se animou. O impeachment de Jair Bolsonaro  pareceu mais factível. Os senadores que apoiam o governo são minoria na comissão. Com Renan Calheiros na relatoria, o cargo mais importante da CPI, parece que o bolsonarismo corre risco de ser responsabilizado em praça pública pelos possíveis crimes cometidos desde março de 2020.

Mesmo assim, a CPI pode ser ótima para Bolsonaro.

O principal motivo é que há uma novidade ainda não bem incorporada por muitos analistas: a circulação de informações políticas não tem a mesma dinâmica, hoje, de dez anos atrás. O clichê é verdadeiro. As redes sociais – especialmente o Whatsapp, que não é bem uma rede – mudaram a relação das pessoas com a informação política. Receber notícias de escândalos envolvendo meu político predileto não me torna menos propenso a votar nele. Talvez o contrário: notícias “ruins” podem me irritar, reforçar minhas preferências políticas e diminuir minha confiança na imprensa tradicional.

Essa dinâmica não depende, necessariamente, da internet – embora por ela seja reforçada.

As duas CPIs de potencial mais perigoso para presidentes brasileiros foram a CPI contra Fernando Collor de Mello, em 1992, e a CPI dos Correios (que também investigou o “mensalão”) em 2005, no primeiro mandato do governo Lula. Os efeitos foram desiguais. A comissão que revelou os esquemas de seu comparsa PC Farias foi a pá-de-cal em Collor.

Mas Lula sobreviveu bem às investigações, pois sacrificou ministros importantes e o crescimento econômico do país à época lhe dava segurança. Qualquer notícia de escândalo era atribuída ao “PIG” – Partido da Imprensa Golpista. Reelegeu-se no ano seguinte sem sustos. O escândalo não tirou sua popularidade.

Talvez o mesmo aconteça agora, por vias diferentes, com Bolsonaro. Basta que seus apoiadores mais notórios sigam criando fatos para manter a dinâmica das redes sociais bem alimentada.

Foto/Destaque: Jefferson-Rudy/Agência-Senado

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar