Pesquisar
Close this search box.

A Copa começa nas ruas

https://www.jcam.com.br/2805_Bb1.png

Estamos às vésperas da Copa do Mundo na Rússia e a torcida manauara pela Seleção Brasileira ainda é tímida, talvez pela crise econômica que ainda ronda o país, nojo pelos escândalos cometidos pela classe política ou a vergonha dos 7 a 1 contra a Alemanha. Mas as ruas já começam a ser enfeitadas e tudo indica que, quando a Seleção começar a jogar (e ganhar), as coisas vão mudar, ao menos é o que prometem os moradores das três ruas mais famosas da cidade pelas ornamentações na Copa.

A rua Santa Isabel, na Praça 14 de Janeiro, apesar de ser a mais antiga a ser ornamentada pelos seus moradores, é a que está com os trabalhos mais atrasados. Começou no início deste mês. “Fui o pioneiro nesse tipo de ornamentação de rua, nas Copas, fazendo a primeira vez, em 1982, na Copa da Espanha. Tirei a ideia da minha própria cabeça e, desde então, continuei a fazê-la em todas que vieram”, falou o administrador de empresas Alfredo Prado. “Esse ano estamos atrasados porque eu não ia mais fazer. Quando comecei tinha 20 e poucos anos, hoje tenho 60, mas os meninos vieram me pedir, então resolvi ajudar, mas não tive tempo de ir atrás dos patrocinadores e mesmo estes estão reclamando da falta de dinheiro, o que torna as coisas mais difíceis, mas todo domingo organizamos uma peixada e um bingo, para arrecadar dinheiro, e os moradores estão ajudando. Nossa ornamentação vai ser em alto relevo, como nunca foi feito antes e na inauguração, no dia 17 de junho (primeiro jogo da Seleção), o padre João, da Paróquia de São José, vem fazer a benção”, adiantou. No Facebook: ‘Rua Santa Isabel – Rua da Copa’.

Morro da Liberdade

Desde 2002, com a Copa na Coréia do Sul e no Japão, e que o Brasil venceu, a rua 24 de Agosto, no Morro da Liberdade, é ornamentada pelos seus moradores e nessa Copa não será diferente. “Começamos os trabalhos em fevereiro e marcamos o dia 10 de maio para estar tudo pronto”, falou Eduardo Lucas, um dos coordenadores da ornamentação. “Aqui todo mundo ajuda, seja aqui na rua, pendurando as peças plásticas, ou em casa mesmo, cortando essas peças. Os trabalhos na rua começam as 18h, conforme o pessoal vai chegando do trabalho e segue até às duas, três horas da madrugada”, contou.

Eduardo Lucas também confirmou que este ano está mais difícil conseguir dinheiro dos empresários do bairro para comprar o material da ornamentação, principalmente peças plásticas. “Os próprios moradores estão tirando dinheiro do bolso e fazendo cota pra comprar o material”, disse. “O que ajuda, também, é o Festival do Peixe Frito, que realizamos todos os domingos, e o Super Bingão, que vai acontecer no domingo (27), às 20h, irá dar uma força”, acredita.

“Na Copa passada a Seleção Italiana veio aqui conhecer a nossa rua, mas como estava lotada de gente, eles não saíram do ônibus. Só ficaram ali no começo, mas para nós foi uma honra receber a ilustre visita deles”, lembrou.

Quem quiser acompanhar os trabalhos na 24 de Agosto, pode segui-los através do Face ‘Rua 24 de Agosto na Copa’, e os interessados em ajudar no Super Bingão podem ligar para: 9 9113-0753 (Eduardo) ou 9 8221-7716 (Douglas).

Alvorada

Em 1994, na Copa dos Estados Unidos, e que o Brasil foi campeão, a rua 3, no Alvorada, passou a integrar o seleto grupo de ruas mais bem ornamentadas de Manaus durante as Copas. Esse ano os moradores começaram os trabalhos no dia 14 de abril e a previsão é deixá-la completamente pronta no dia 10 de junho, a uma semana do jogo de estreia do Brasil contra a seleção da Suíça.

“Trabalhamos aqui todos os dias e o dia todo”, falou Everton Vieira, um dos coordenadores da ornamentação. “Nesta Copa está difícil conseguir dinheiro com os nossos patrocinadores, os empresários aqui do bairro. Só os moradores estão tirando dinheiro do próprio bolso para comprar os materiais, e o Vitor, proprietário da empresa TransBarbosa, nos cedeu um dos seus ônibus para servir de base para os nossos trabalhos no alto. Subimos no teto do ônibus e ficamos na altura dos fios, para prender os plásticos”, contou. “A chuva tem atrasado porque quando chove o teto do ônibus fica liso, aí temos que parar”, falou. “Mas vamos entregar no prazo. Na Copa de 2014 fomos a mais extensa rua ornamentada de Manaus e vamos manter esse recorde, mesmo com chuva”, garantiu. Para conseguir mais dinheiro para comprar os materiais da ornamentação, os moradores da rua 3 também realizam o Festival do Peixe Frito e um bingo, todos os domingos. Quem quiser acompanhar o trabalho deles pelo Face é só buscar: ‘Rua da Copa’ e ‘Rua 3 na Copa’.

Torcedores

Raimundo Nonato, motorista de ônibus, 55
Aqui na 24 de Agosto as coisas nunca estão ruins. Sempre estamos animados, e o Brasil vai ganhar a Copa, com certeza. Sempre vamos pra ganhar. Na primeira fase, o adversário mais difícil será a Suíça. Se pegarmos a Alemanha, o jogo vai ser mais fácil que na Copa passada”

Leandro Libório, pastor, 43
Tenho notado que estamos menos animados esse ano, com a Copa, diferente das vezes anteriores. É a crise. Mas acredito na Seleção. O Tite sabe mexer com a emoção dos jogadores. Acredito que na primeira fase a Suíça é a mais perigosa. Tem mostrado bom futebol desde 2014 quando foi eliminada sem perder”

Nicolas Wilson, estudante, 8
Com apenas oito anos, Nicolas não lembra do fiasco da Seleção Brasileira na Copa passada, mas se junta aos moradores da rua 3 na ornamentação da rua, torcendo pelo Brasil. “O Brasil vai ser campeão”, previu

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar