Pesquisar
Close this search box.

A comunicação e o modo de falar

https://www.jcam.com.br/Flavio Guimaraes nova.jpg

Em nossa vida precisamos redescobrir o melhor modo de falar com os outros e para os outros. A comunicação feita sem o devido planejamento continua sendo um dos grandes problemas da atualidade nas organizações e até mesmo em nossa vida pessoal. Muito se perde de dinheiro e projetos pelo simples motivo de não saber se comunicar quando necessário. A educação e a humildade são ingredientes fundamentais para iniciarmos um aprendizado de como falar de modo correto sem ofender as pessoas e resolver o que é necessário através do diálogo. A empatia (sentimento de identificação entre duas pessoas) deve ser praticada, pois assim a comunicação fluirá melhor e não teremos tantas discordâncias antes, durante e até mesmo depois de nossos projetos.

O processo de comunicação interna e externa das organizações deve ser sempre muito bem monitorado sob pena de ocorrer erros extremamente comprometedores do sucesso de qualquer processo. O monitoramento deve ser realizado de modo que esclareçam, se necessários, todos os passos que devemos seguir conforme planejamento já realizado anteriormente pela organização. Isto fará uma grande diferença, pois, as pessoas envolvidas entendendo de modo claro e objetivo o que deve ser feito, por que deve, como deve e onde deve ser feito o resultado não pode ser outro senão o sucesso.
Nas organizações atuais se fala muito em busca da qualidade, todavia o foco maior está sempre nos processos e na estrutura e muito pouco nas pessoas. Isto faz com que tenhamos problemas que nem deveria existir. Infelizmente vivemos em um momento que o foco não é nas pessoas. Portanto falta, quase sempre, o básico para realizarmos qualquer projeto. As dificuldades são inúmeras e a falta da educação necessária aumenta ainda mais o lado negativo deste cenário. Por isso a comunicação não é tratada como deveria e acaba por faltar à humildade devida de saber ouvir, repensar e refazer se necessário. Isto pode criar prejuízos incalculáveis e irreversíveis do ponto de vista econômico, social e até mesmo político.

Certamente, a educação, a humildade e a empatia sendo utilizadas de modo planejado trarão ótimos resultados finais em qualquer forma de comunicação. Pois, quem não sabe utilizar está ferramenta chamada comunicação está fadado ao fracasso. Precisamos de muita clareza e transparência quando da transmissão de informações, dados e etc. Sempre é propício analisarmos de modo totalmente racional o que queremos realizar de vantajoso e interessante para nós e nossa comunidade, precisamos fazer a diferença e entendermos todas as fases e podermos criar o ambiente propício para a disseminação das informações de modo que cheguem para todos os participantes os mesmos dados e que sirvam para reorientar cada um para o sucesso. Por isso, o modo de falar faz uma grande diferença e assim devemos, também, sempre nos perguntar se a forma de comunicação utilizada está sendo entendida como deveria ou posso melhorar (clarear) ainda mais minha comunicação? Isto sim faz e sempre fará a diferença.

Vamos refletir sobre isto?

*é administrador de empresas, professor universitário e consultor. [email protected]

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar