Pesquisar
Close this search box.

‘A Caixa Mágica do Natal’ estreia no Teatro Amazonas

‘A Caixa Mágica do Natal’ estreia no Teatro Amazonas

Uma explosão de cores, alegria e aplausos marcou a estreia da nova temporada do premiado espetáculo “A Caixa Mágica do Natal”, no Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, neste domingo (06/12). O pano de boca do teatro deu lugar ao laço de um presente que, ao ser aberto, levou o público a uma viagem ao mundo encantado do Natal por meio de um musical repleto de efeitos especiais. As apresentações vão até o dia 23 de dezembro.

O musical conta a história de um menino chamado Cadu, órfão de mãe e que é cuidado pela avó. A mãe do garoto era apaixonada pelo Natal e deixou um baú, no qual uma caixa de presente mágica revela a duende Jujuba. Junto dela, a criança descobre um universo onde árvores falam, bonecos de neve cantam e o verdadeiro sentimento do Natal é apresentado para emocionar a plateia. O musical conta com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e receptivo para atender ao público de pessoas com deficiência.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, comemorou o sucesso da nova temporada, tendo em vista que a bilheteria da primeira semana se esgotou em pouco tempo.

“Hoje estreamos o espetáculo que fizemos ano passado da ‘Caixa Mágica do Natal’, justamente por todos os prêmios que recebeu no decorrer do ano, prêmios nacionais, e pelo fato de muita gente não ter conseguido assistir naquela ocasião. Para nós é uma alegria muito grande estarmos celebrando o Natal e a vida, com muita responsabilidade, respeitando todos os protocolos de segurança”, disse Apollo.

Mudanças 

Para 2020, o Governo do Amazonas executou uma série de medidas de segurança para apresentar o musical, começando pela preparação dos atores que compõem o elenco, bem como toda a equipe técnica que produziu o espetáculo. Isso porque os ensaios tiveram uso de máscaras. As cenas também mudaram para garantir o distanciamento social, e a montagem do palco, sonorização e iluminação contou com uma equipe trabalhando em horários diferenciados.

O diretor cênico, Matheus Sabbá, analisa que o espetáculo foi redesenhado nesta segunda edição, mas ressalta que a emoção permanece durante os 80 minutos de musical.

“Essa pandemia trouxe para gente um grande desafio nesse processo, que foi o de readequar todas as cenas com o distanciamento. Isso em um espetáculo que fala de afeto, que tem muito abraço, que tem muito beijo, muito toque, e agora a gente não pode. Então a gente desenhou todas as cenas do espetáculo para que a gente respeite esse momento que estamos passando. Tenho certeza que as pessoas vão se emocionar da mesma forma”.

Reconhecimento 

Em apenas um ano, “A Caixa Mágica do Natal” já ganhou grande reconhecimento através de três prêmios no 20º Prêmio Cenym de Teatro Nacional. A exibição trouxe para o Amazonas os títulos de Melhor Figurino, assinado pela artista Melissa Maia; Melhor Qualidade Técnica, de Alicio Oliveira e Tabbatha Melo; e Melhor Maquiagem, coordenada por Eugênio Lima.

“A importância do prêmio vem para reforçar a qualidade técnica que a gente já tem nas nossas produções, tanto no Festival de Ópera quanto no concerto de Natal e em outras coisas. Isso só reforça a qualidade técnica no nosso estado e principalmente na Central Técnica de Produção (CTP), que é onde tudo isso ganha forma, tanto figurino, como cenário, como tudo”, disse a figurinista Melissa Maia.

E é no figurino que a duende Jujuba, interpretada pela atriz Thiana Colares, encanta a plateia. Com seu vestido rosa coberto de lantejoulas, peruca e maquiagem impecáveis, ela conta que a vontade de estar no palco foi maior que o desafio de participar de um espetáculo que segue regras contra o coronavírus.

“A gente está vivendo um momento muito difícil, em que uns estão sentindo saudade, outros estão se confortando e outros comemorando a vida. A ‘Caixa Mágica’ é um resumo, para mim, que estou no palco. É um novo normal, mas que se faz necessário”.

Agendamento 

A atração ficará em cartaz até o dia 23 de dezembro no Teatro Amazonas, com acesso gratuito. Devido à pandemia e às normas de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS), o teatro está funcionando com 50% da sua capacidade de público, ou seja, cerca de 300 pessoas. Por conta disso, quem desejar assistir à produção deve realizar um agendamento por meio do site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br), ou pelo site do Teatro Amazonas (www.teatroamazonas.com.br).

A Secretaria de Cultura adianta que, na quinta-feira (10/12), será liberado o agendamento virtual para as sessões do sábado (12/12), do domingo (13/12) e dos dias 15, 16, 17 e 18 de dezembro. No domingo (13/12) e no dia 19, a transmissão ocorrerá pelo Facebook e Youtube da Secretaria de Cultura e pela TV Encontro das Águas.

Programação de “A Caixa Mágica do Natal”

• Dias 8, 9 e 10 de dezembro – 20h

• Dia 12 – 11h e 20h

• Dia 13 – 11h e 19h

• Dias 15, 16, 17 e 18 – 20h

• Dia 19 – 11h e 20h

• Dia 20 – 11h e 19h

• Dias 21, 22 e 23 – 20h 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar