Pesquisar
Close this search box.

A ameaça que vem da fronteira

Encerrou na sexta-feira (29) a Reunião Trinacional de Secretarias de Saúde na Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru), realizada em Iquitos, no Peru. O evento contou com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), representando o Brasil. É daquela região que vem a maior ameaça de uma nova onda de Covid-12 no Amazonas.  Entre as propostas discutidas está o fortalecimento da Vigilância Epidemiológica, intensificando, também, as ações de prevenção e controle de forma conjunta, com relação à vacinação da população da região, com ênfase nos povos indígenas amazônicos. Um dos encaminhamentos, segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, é que a Sala de Situação de Saúde, em Tabatinga, que é coordenada pela FVS-RCP, passe a ser trinacional com ações e representantes dos três países. Foi sugerido ainda que seja realizada a ampliação e o acesso gratuito à prestação de serviço de atendimento médico de urgência e emergência à população, com prioridade para os povos indígenas, independente do país de origem.

DEBANDADA

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas deflagrou a Operação Viagem Segura – Feriado de Finados, nas principais saídas de Manaus. A ação é voltada ao serviço de transporte coletivo rodoviário e hidroviário intermunicipal de passageiros. Ao todo, segundo dados dos departamentos de transportes Rodoviário e Hidroviário do órgão, 31 mil pessoas devem utilizar o transporte intermunicipal no período de 29 de outubro a 2 de novembro.

CONTROLE INTELIGENTE

Receber uma mensagem avisando a hora que o estudante entrou na sala de aula é uma das funções a serem disponibilizadas para os pais e responsáveis dos alunos da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado. A inovação faz parte do projeto “Controle Inteligente de Frequência Escolar por Reconhecimento Facial”, fruto de emendas parlamentares. Em 2020, 100% das emendas foram atendidas pela secretaria, e a meta de 2021 é repetir o feito, aprovando e executando as 122 recebidas pelo Departamento de Planejamento da pasta.

TURISMO RESPONSÁVEL

O Amazonas é o estado da região Norte que possui o maior número de empresas com o selo ‘Turismo Responsável’ e inseridas no Cadastur, o cadastro de pessoas físicas e jurídicas do Ministério do Turismo que atuam no setor. Lançado em junho de 2020, pelo Governo Federal, o selo é uma certificação que visa assegurar o cumprimento dos protocolos de prevenção contra a Covid-19, por parte dos estabelecimentos comerciais.

FILOSOFIA

Para celebrar o Dia Mundial da Filosofia, a Organização Internacional Nova Acrópole faz um convite à reflexão sobre “O valor da unidade em momentos de crise”. Nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil, a instituição promoverá um ciclo de palestras on-line e gratuito entre os dias 16 e 20 de novembro, transmitido pelo Canal Nova Acrópole no YouTube.

CRÉDITOS

Prefeitura de Manaus informou que a partir da próxima segunda-feira, 1º/11, os contribuintes que tomaram serviços na capital amazonense e pediram o registro do CPF no ato da emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, já poderão solicitar seus créditos para abatimento no Imposto Predial e Territorial Urbano do ano que vem. Os créditos poderão ser consultados e solicitados exclusivamente pela internet, por meio do http://creditoiptu.manaus.am.gov.br. O prazo para solicitar o crédito vai até o dia 30 de novembro. 

RAMAIS

Prefeitura de Manaus tem empenhado esforços para atender as comunidades da zona rural, com o objetivo de garantir acessibilidade aos moradores e possibilitar o escoamento da produção agrícola. Desde o início da gestão do prefeito David Almeida (Avante) já foram recuperados mais de 100 quilômetros de ramais na zona rural da cidade.

NOVIDADES

Distribuído em uma área total de mais de 120 mil metros quadrados, com encostas e grande declividade, a Prefeitura de Manaus alinha os estudos técnicos e complementares para a construção do Parque Encontro das Águas, que tem vista do cartão postal natural onde percorrem os rios Negro e Solimões, zona Leste. Além dos elementos do projeto original de Oscar Niemeyer, o lugar terá estudos para um heliponto e um sky glass, uma plataforma estaiada de vidro e aço, com uma altura entre 50 metros e 60 metros, com visão panorâmica e um elevador para acesso à faixa de praia.

GOL DO BRASIL

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), assinou, na sexta-feira (29), um termo de cooperação técnica com a Confederação Brasileira de Futebol para levar o Projeto Gol do Brasil para alunos do Centro de Educação de Tempo Integral, que está sendo construído da antiga ocupação Monte Horebe, zona norte de Manaus.  O Gol do Brasil é uma ação social da CBF voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade.

FRASES

“É uma irresponsabilidade e uma falta de humanidade postar ou divulgar suicídios.” Alessandra Pereira, psiquiatra, sobre a badalação em torno de um suicídio ocorrido durante a semana em avenida movimentada de Manaus

feriado

“Passamos por um período difícil e os profissionais da saúde nos socorreram. Merecem ser recompensados.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus, ao anunciar reajuste de 10,5% nos salários da Saúde

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar