52° Festival Folclórico terá 24 dias e mais de 140 atrações

A partir desta sexta-feira até o próximo dia 22 de junho, o CCPA (Centro Cultural dos Povos da Amazônia) vai virar o palco principal de um dos maiores eventos culturais do Estado, o 52°Festival Folclórico do Amazonas. Em 2008, a ‘Festa do Povo’, como é chamada, terá mais de 140 atrações em 24 dias de uma intensa programação, que reunirá diversos tipos de manifestações folclóricas e regionais, dentre as quais, danças típicas, comidas e artesanato.
O Festival é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, através da SEC (Secretaria de Cultura), em parceria com a AGFM (Associação dos Grupos Folclóricos de Manaus), a AGFAM (Associação dos Grupos Folclóricos do Amazonas), LIGFM (Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus) e AMBM (Associação do Movimento dos Bumbás de Manaus).
Reunidos nesta segunda-feira, às 10 horas, no CCPA, o secretário de Cultura, Robério Braga, a diretora de eventos da SEC, Elizabeth Cantanhede e os presidentes das associações folclóricas participantes do Festival apresentaram formalmente a programação do evento para este ano e ainda discutiram alguns últimos pontos com relação à infra-estrutura e organização do mesmo.
Segundo Robério Braga, a principal mudança nesta 52ª edição do Festival em relação ao ano passado diz respeito à sua duração. Serão 24 dias de programação (incluindo-se as datas de apresentação dos bumbás Corre Campo, Brilhante e Garanhão), ao invés de 30 dias, como foi feito em 2007. “Teremos um Festival mais enxuto. Diminuímos essa uma semana e assim deveremos alcançar melhores resultados no sentido de termos um evento muito bem organizado e planejado”, comentou o secretário.
De acordo com Braga, a expectativa é que o Festival atraia um público de aproximadamente 30 mil brincantes por dia. Para garantir a segurança e o conforto de todos, a estrutura do evento será grandiosa. “Contamos com o apoio do Imtrans (Instituto Municipal de Trânsito), Juizado da Infância e da Juventude, Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Susam (Sistema Único de Saúde) dentre outros. Teremos espalhados por todo o entorno do CCPA, banheiros químicos para atender à população e canhões de iluminação móveis para assegurar ainda maior segurança a todos”, disse o secretário.

Vila possui histórias fantásticas do local

Outra preocupação, conforme Braga, diz respeito à atuação dos vendedores ambulantes na área do entorno do CCPA. De acordo com o secretário, nesta edição do Festival, será criada uma área especial para o trabalho dos mesmos. “Isso é extremamente necessário, pois é mais uma forma de garantir também a segurança de todos. Os brincantes não precisarão, deste modo, ter que caminhar na rua, impedindo o fluxo normal do trânsito e assim estaremos até evitando possíveis acidentes. Na área específica para a atuação dos ambulantes também instalaremos banheiros químicos e deslocaremos os ‘caminhões’ de torre de luz para lá”, explicou.

Importante mudança

Conforme a diretora de eventos da Secretaria de Cultura, Elizabeth Cantanhede, outra importante mudança no que diz respeito à banca de jurados do evento é que esta será exclusivamente formada por especialistas, mestres e/doutores da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), pertencentes às áreas de História, Artes Plásticas, Antropologia e Teatro. “Isso foi um pedido vindo das próprias Associações, assim como o fato de que nenhum destes foi jurado em nenhuma outra edição”, completou.
Com relação aos números gerais da grande festa deste ano serão 144 horas de atrações diversas, que compreendem os 148 grupos folclóricos, sendo 41 da AGFM, 61 da AGFAM, 45 da LIGFM e um da AMBM. A verba destinada ao Festival em 2008 é de R$ 2 milhões. O mesmo gera 4.640 empregos diretos e 13.920 indiretos.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email