5 regras de sucesso da liderança

Não existe uma definição universal sobre sucesso como líder, e não existe uma única maneira de considerar este estágio de realização. Existem tantas maneiras objetivas de percebê-lo, mas tantas outras subjetivas de senti-lo.

Até existem sinais visíveis, estágios maduros de enquadrá-lo, mas sua definição mais profunda não se pode enxergar, está no sentindo pessoal.

Muitos medem o sucesso da liderança com a autoridade, influência, a autonomia, mas todos estes pontos são muito limitados. Muitas pessoas definem sucesso da liderança com o grau do seu conhecimento e densidade de sua experiência. Outras definem como a quantidade e qualidade do impacto causado na vida de outras pessoas. Demais grupos podem considerar o resultado financeiro e o status como o melhor parâmetro.

Neste caminho, estas são regras de sucesso da liderança, mas se pode pensar sucesso da sua liderança dentre todos estes pontos de vista e ainda ampliar para:

Os líderes que considero bem sucedidos são….

Sinto que sou líder de verdade quando …

Sentirei que estou liderando quando eu…

As conquistas fundamentais de um líder são …

Acredito que desta forma conseguimos gerar uma visão bem abrangente sobre sucesso do líder considerando: autoridade, influência, popularidade, autonomia, conhecimento, experiência, impactar na vida de outras pessoas, resultado financeiro, status, atributos, características positivas, pensar e sentir com autoconfiança, conquistas, realizações, atingimento de metas… Estamos abertos para mais indicadores que possam validar o sucesso da liderança.

Com uma boa dosagem de entendimento sobre o sucesso da liderança e não a pretensão de esgotar a visão, vamos às regras:

1 – Querer intensamente é a primeira regra: Tudo começa dentro de você, pois se você não desejar fortemente ser um líder de sucesso faltará coragem, ousadia, estímulo para crescer, evoluir, mudar e tantas outras necessidades de aprendizado e transformação. Vejo pessoas terrivelmente acomodadas e não querem avançar como líderes, não estão dispostas a sacrificar para evoluir. Quando você sabe o que quer, você dará permissão para ser humilde em reconhecer que querer somente não é poder, mas querer já é o primeiro passo para descobrir o que precisa ser feito para conseguir, e dentro disto a necessidade de preparar-se.

2 – Acreditar em você é fundamental: A autoconfiança é necessária para que você consiga enfrentar as inúmeras barreiras, as grandes dificuldades, os diversos obstáculos na escalada de ser um líder de sucesso. Travar por medo, vergonha ou qualquer outro paralisante impende que muitos potenciais líderes fiquem no meio do caminho. Não existe a mínima possibilidade de verdadeiramente influenciar outras pessoas sem conseguir influenciar positivamente você primeiro. Olhe-se no espelho e ame o que vê, estude o que precisa estudar, mas faça o que já sabe. Não se prenda na crítica, registre-a, processe-a e faça o que faz sentido. Se confiança é uma fé interior, encha o seu peito e acredite. Eu acredito que você já tem todos os recursos internos necessários para começar ou continuar a sua jornada de liderança de sucesso, e se você também tiver fé em si mesmo, e apoiar as suas escolhas, verá o retorno de investimento de tempo, energia e esforço.

3 – São indicadores que sinalizam se está no caminho certo: Sonhos são importantes e nos fazem flutuar, mas são as metas que trilham o concreto. Entre o lugar que você está e o lugar que desejar estar como líder existe um fio invisível que precisa ser energizado através de objetivos claros e específicos. Estabelecer objetivos passou a ser um termo utilizado até em excesso nos campos de coaching, mentoria e outros, mas não existe um outro modo realmente eficiente para definir exatamente o seu estado atual e a métrica do seu estado desejado. Quando você define seus indicadores a magia de transformar sonhos em realidade acontece. Sugiro você escrever de forma inteligente cada um dos seus objetivos considerado a META SMART (Específica, Mensurável, Atingível, Realista, Temporal).

4 – Suas atitudes trazem os resultados que você busca: Tudo resulta de seus atos, todos os seus resultados são alcançados através de suas ações, portanto, o que precisa fazer hoje para ter mais sucesso como liderança? O que precisa deixar de fazer para ter o sucesso como líder? Simples assim! Outra maneira de dizer isto, é falando que tudo o que você planta, você colhe, sendo assim, você tem empenhado esforço suficiente hoje para receber amanhã o que deseja? Eu amo a frase do Lao-Tzu que nos lembra que uma caminhada de mil milhas começa com o primeiro passo. Qual passo na direção do sucesso como líder você dará hoje, amanhã, depois de amanhã e depois de depois de amanhã. Se não começar a andar agora, não existe a possibilidade de estar mais longe mais tarde.

5 – Tudo é aprendizado e oportunidade: Não lembro onde li, mas gostei da definição de que a oportunidade é um momento em que há uma abertura para novas possibilidades que ainda não tinham sido consideradas. Sendo assim, quando você erra, muitos conhecimentos são instalados, oportunidades! Quando você troca opinião com alguém e encontra novos relacionamentos, mais oportunidades. Quando você ler um livro de algo que nunca havia pesquisado, quantas oportunidades. Quando você viaja com olhar atendo para entender as pessoas, estudar a cultura, quantas e quantas oportunidades surgem. Quando você é “inesperadamente” surpreendido com um comportamento negativo seu ou de alguém, quantas possibilidades se abrem para o que nem havia considerado. O que quero bem dizer é que se você estiver flexível, aberto, atento, receptivo, você escutará, verá e sentirá as portas das oportunidades se abrindo em várias direções.

Bem, quanto mais você desejar, quanto mais você acreditar, quanto mais souber para onde se move, quanto mais você agir e quanto mais você aprender, tanto mais você terá sucesso. Eu tenho certeza disto! De toda forma, seu esforço para atingir seus objetivos, seu empenho em fazer acontecer e seu gerenciamento de pensamentos, sentimentos e ações levarão inevitavelmente para alguns ou muitos resultados positivos ou, como estamos chamando, para o sucesso, mas esta não é um corrida de 100 metros, não existe uma linha de chegada, não tem uma estrela definitiva para alcançar e então dizer agora vou descansar. Ter sucesso como liderança é uma prazerosa estrada contínua de autoconhecimento, empatia, técnicas e ferramentas. No fundo um mix de gestão de processos e pessoas, de idas e vindas, de avançar e retroceder, de aprender e desaprender.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email