1ª Feira do Pirarucu de Manejo é realizada em Tonantins

Por meio do Proderam (Projeto de Desenvolvimento Regional do Amazonas para o Zona Franca Verde), o governo do Estado realiza até esta sexta, dia 10, a 1ª Feira do Pirarucu Manejado de Tonantins, município do Alto Solimões

Por meio do Proderam (Projeto de Desenvolvimento Regional do Amazonas para o Zona Franca Verde), o governo do Estado realiza até esta sexta, dia 10, a 1ª Feira do Pirarucu Manejado de Tonantins, município do Alto Solimões distante 865 km em linha reta de Manaus. O evento, que começou na quinta, 9, é uma parceria do Proderam com a Associação dos Pescadores e Pescadoras Profissionais Artesanais de Tonantins (ASPECT), com apoio da Prefeitura Municipal, Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa (IDS) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Durante a feira serão comercializadas 35 unidades de pirarucu despescadas nos lagos do município. Após a despesca, os peixes foram medidos, eviscerados e lacrados (lacre de controle do Ibama). O manejo do pirarucu é um dos subprojetos de desenvolvimento sustentável executados pelo Proderam no Alto Solimões. Em Tonantins, o manejo envolve 350 famílias de 49 comunidades. O Proderam dá apoio material e realiza capacitação dos pescadores.
Também serão apresentados vídeos, documentários, fotos e entrevistas com os pescadores e técnicos que participaram do projeto de manejo dos lagos do município. “O objetivo é divulgar e socializar a ideia do manejo na comunidade”, explica o subcoordenador de Desenvolvimento Sustentável do Proderam, Geraldo Couto. O quilo do pescado será vendido a R$ 5,00. A ideia dos organizadores é comercializar também as vísceras, escama e pele do pirarucu.
O Proderam é uma ação do governo do Amazonas em parceria com o Banco Mundial (Bird), com intervenções nos setores de saúde, saneamento e desenvolvimento sustentável nos nove municípios do Alto Solimões, com investimentos de US$ 35 milhões na primeira fase. O programa é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama).

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email