Pesquisar
Close this search box.

100 DIAS – Prefeito vai ampliar acesso à atenção primária

Os primeiros 100 dias de administração do prefeito Arthur Neto na área de saúde serão dedicados a humanizar o atendimento e reforçar a prevenção de doenças. Segundo o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, o acesso da população aos serviços primários de saúde será ampliado, com novos horários de atendimento, e haverá maior qualificação na assistência aos usuários. Segundo Melo, a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), elaborou um plano emergencial de ação, baseado em informações epidemiológicas que apontam as doenças e agravos mais relevantes na capital e que devem ser tratados com prioridade.
Um dos principais desafios da secretaria é garantir o atendimento da população que reside em áreas caracterizadas como “vazios assistenciais” e fortalecer a atenção primária com a melhoria da qualidade. O secretário explica que, para isso, haverá maior integração entre as unidades que compõem a rede de assistência. “Assim vamos aumentar a capacidade de resolver os problemas do usuário e aumentar a satisfação dos que utilizam o serviço público de saúde”, enfatiza o secretário.
De acordo com o plano emergencial, as Unidades Básicas de Saúde terão horário de funcionamento estendido até às 22 horas durante a semana, permanecendo abertas também aos sábados, entre às 8h e às 17 horas. A busca ativa de casos suspeitos de Tuberculose também será reforçada para a identificação precoce e imediato tratamento dos doentes. O mesmo vai acontecer com o rastreamento de pacientes hipertensos e diabéticos ainda não diagnosticados. O secretário ressalta que a tuberculose continua sendo um grave problema de saúde pública e a principal causa de morte por doença infectocontagiosa em adultos, em todo o mundo. No Amazonas, é uma das doenças mais prevalentes, e Manaus é o que concentra o maior número de casos entre os 61 municípios amazonenses.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar