Pesquisar
Close this search box.

“Este pleito será o melhor que o Amazonas já teve”

Na coletiva, em que fez um balanço dos dois anos e dois meses em que ficou à frente da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Amazonas e apresentou suas metas de trabalho no Tribunal Regional Eleitoral, a desembargadora Socorro Guedes, nova corregedora do TRE, disse que se esforçará para que as eleições 2012 “sejam as melhores que já tivemos no Estado do Amazonas”.
Ao analisar sua gestão como corregedora do TJAM, ela ressaltou que, ao assumir, encontrou uma estrutura pequena, mas que à medida que as exigências foram crescendo, tanto por parte do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), como pela sociedade, “as coisas melhoraram chegando ao ponto de se transformar na primeira Corregedoria totalmente digitalizada do Brasil”.
Agora, a desembargadora espera adequar ao TRE a pioneira experiência tecnológica que promoveu na Corregedoria do TJAM. “Hoje é o meu primeiro dia de trabalho, de fato. Eu preciso entender um pouco o funcionamento do TRE e, após esse primeiro período, usar a experiência que tivemos lá no TJAM, se houver possibilidade de isso migrar e for positivo, nós vamos fazer”, salientou.
Outro ponto positivo, segundo a avaliação de Socorro Guedes, e que também deve ser aproveitado em sua gestão no TRE, é o bom relacionamento da desembargadora com os membros do Conselho Nacional de Justiça, que avalia positivamente a Justiça amazonense como um todo: “Todos nós, a Justiça brasileira, estamos subordinados ao CNJ. Eu só mudei de casa. Aqui também sou corregedora, portanto o CNJ e a ministra Eliana Calmon continuam sendo quem nos acompanha de perto”, frisou.

Ficha Limpa

A desembargadora avaliou como “um caminho sem volta” a aplicação da Lei da Ficha Limpa pela primeira vez no Amazonas, com a cassação do deputado estadual Wilson Lisboa (PCdoB). Para ela, a Lei representa uma vitória da sociedade e já ultrapassa a questão eleitoral, sendo aplicada também na iniciativa privada e para cargos de confiança dentro dos governos federal, estaduais e municipais. “Nós queremos probidade. Nós queremos segurança. Nós queremos transparência. Então isso é uma demonstração que a sociedade dá de que unida tem um poder muito grande”, acentua.

Dificuldades

Socorro Guedes considera as eleições municipais como “um pleito diferente”. Para ela, a proximidade maior entre candidatos e eleitores cria uma eleição que envolve paixão. Por isso a magistrada afirma seu otimismo e garante estar pronta para fazer das eleições de outubro “o melhor pleito que Manaus já teve”. Ela afirma ter conhecimento das dificuldades operacionais e de logística que terá de enfrentar no Tribunal Regional Eleitoral ao lado do desembargador Flávio Pascarelli, devido à dificuldade de acesso a algumas zonas eleitorais, mas que o órgão pretende firmar parcerias e renovar-se para o pleito. “Estamos nos preparando. Tanto eu como o desembargador Pascarelli acabamos de assumir, mas o que nós já temos de concreto é muita disposição para o trabalho e a certeza de que vamos fazer o melhor ao lado de todos os servidores da Justiça do Estado e servidores do TRE”, comentou.

Filas

Durante todo o dia de ontem, milhares de eleitores formaram uma imensa fila em frente a sede do Tribunal Regional Eleitoral, na avenida André Araújo, 200. A grande procura foi por conta do último dia para o alistamento, regularização e transferência do título eleitoral.
O cinegrafista Adriano Júnior Barreto, 26, diz que chegou às 4h30 da manhã para tirar a segunda via do documento. Ele reclamou da falta de organização no local, principalmente pela grande quantidade de pessoas que tentavam entrar na fila: “Está muito complicado. Já houve um princípio de tumulto nesta fila, mas os policiais controlaram a situação”, declarou. Mas, segundo a assessoria de imprensa do TRE, Adriano poderia ter poupado o tempo dele, já que a emissão de segundas vias vai continuar ocorrendo durante todo o ano. A expectativa no TRE era de que mais de 3 mil títulos de eleitores fossem emitidos ontem.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar