Pesquisar
Close this search box.

“Artur Neto virou tsunami eleitoral”

Confirmando o favoritismo absoluto evidenciado nos números das pesquisas anteriores, o candidato da coligação “O Futuro é Agora”, Artur Virgílio Neto (PSDB), avança para registrar a maior vitória já obtida por um candidato à Prefeitura de Manaus nos últimos 20 anos, de acordo com nova rodada da Perspectiva Tecnologia da Informação, em parceria com a Rádio Difusora do Amazonas e TV Bandeirantes.
Os novos números da Perspectiva, divulgados na última sexta-feira (19), apontam 70% em favor de Artur contra apenas 30% para Vanessa, o que, segundo o publicitário Durango Duarte, praticamente decide a eleição municipal neste segundo turno. “No primeiro turno, Artur obteve 40%, Vanessa teve 20% e os demais candidatos obtiveram o total de 40%. Destes, 30% migraram para Artur e 25% passaram a escolher Vanessa”, afirma o publicitário.
“Se não houver nenhuma catástrofe, nós teremos dia 28 a maior vitória de um candidato já ocorrida em um segundo turno da história política recente da nossa capital. As maiores diferenças sempre se deram na faixa de 57% e foram registradas em 1992 e 2008 quando Amazonino Mendes superou José Dutra e Serafim Corrêa”, explica.
Realizada entre os dias 9 e 11, a pesquisa mostra que a candidatura tucana disparou antes das adesões do ex-prefeito Serafim Corrêa e dos deputados federais Henrique Oliveira (PR) e Pauderney Avelino (DEM). “Antes dessas adesões, os eleitores já haviam antecipado o seu desejo de voto”, destaca Durango, lembrando ser característica do eleitor manauara “sinalizar em 48 horas a sua preferência eleitoral, ele não espera os líderes políticos se manifestarem, ele não espera opiniões de terceiros”.

Queda

Ao analisar o descenso da candidatura de Vanessa Grazziotin, Durango Duarte sustenta que a senadora está sendo prejudicada pelo fenômeno do voto útil. “Ocorre que 20% dos eleitores que votam na Vanessa migraram para Artur para não perderem o voto, o Artur virou um tsunami eleitoral”, assegura, ressaltando que a tática agressiva de Vanessa no segundo turno, tentando denegrir a imagem do líder tucano a qualquer custo, acabou provocando efeito negativo e ajudando Artur. “Em São Paulo o José Serra também fez a opção de bater, bater, e o que aconteceu foi o candidato do PT, Fernando Hadad, abrir vantagem de 17%, de modo que hoje ele é o prefeito eleito de São Paulo”.
Para Durango, a tática de desconstruir o adversário, que funcionou nas décadas de 70 e 80, perdeu o sentido. “Esse marketing está ultrapassado e, se o Balatal voltasse, eu colocaria no comando do navio do Balatal os marqueteiros da senadora Vanessa Grazziotin”, diz o publicitário. A Perspectiva deverá publicar apenas mais uma pesquisa neste segundo turno, na próxima sexta-feira, 19 de outubro. “Até porque, caso os números deste estudo divulgado agora venham a se repetir no próximo, consideramos desnecessária a realização de uma nova rodada de pesquisas, o que vale também para a tradicional pesquisa de boca de urna. Somente os desesperados por migalhas de credibilidade se atirarão a divulgar pesquisas, uma atrás da outra”, conclui.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar